Um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, publicitário faleceu na tarde deste domingo, 13
Morreu neste domingo, 13, o publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da área e criador de campanhas icônicas, como o ‘Garoto Bombril’, os ‘casais Unibanco’ e o ‘primeiro sutiã Valisère’.
O profissional estava há cinco meses internado no Rio de Janeiro, por complicações pulmonares e morreu de falência múltipla de órgãos, conforme publicou o jornal Folha de S.Paulo. Em nota, o Copa Star lamentou a morte e se solidarizou com familiares e amigos.
“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.”
Em seu site, Olivetto é descrito como “não apenas um ícone da publicidade em todo o mundo, mas uma figura popular do Brasil. Um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”. Ele conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial. Dessa forma, é o único latino-americano a ganhar um Clio, em 2001, tido como o ‘Oscar da publicidade internacional’.
Ele também foi nomeado como um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International. E eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação de Agências Latino Americana e pelo site de notícias Monitor Mercantil.
Olivetto também era ativo nas redes sociais, onde compartilhava recomendações de artistas, exibições e pratos e restaurantes. Portanto, na última publicação, feita na terça-feira, 8, indicou um ‘fideuá de frutos do mar’, um de seus pratos favoritos, que degustou em um restaurante em São Paulo.
O publicitário Washington Olivetto, criou peças icônicas e era torcedor fanático de um clube
Com a W/Brasil, sua agência, Washington Olivetto marcou época com algumas das principais campanhas publicitárias. Em 2001, a empresa recebeu o ‘Grand Clio’ em uma campanha da revista Época.
Entre as peças mais conhecidas, é responsável pelos ‘casais Unibanco’, o ‘primeiro sutiã Valisère’, a campanha ‘Hitler’, do jornal Folha de S.Paulo. Assim como, dos ‘gordinhos do DDD’ e o ‘Garoto Bombril’, interpretado por Carlos Alberto Bonetti Moreno.
A saber, o reconhecimento também veio por meio de duas músicas de Jorge Ben Jor, Alô, Alô, W / Brasil e Engenho de Dentro.
Por fim, Olivetto também não escondia a paixão pelo seu time do coração, o Corinthians, amor herdado de seu tio Armando. Contudo, o publicitário se tornou vice-presidente de marketing do clube paulista e um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana. No entanto, em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel homenageou ele no desfile do carnaval de São Paulo, com o tema sobre a história da publicidade brasileira.
Fonte: terra