No momento, você está visualizando Campo Grande amanhece mais fria e MS enfrenta primeira grande onda de frio do inverno
A chegada da primeira grande massa de ar polar da estação baixou os termômetros em MS nesta terça-feira (23) Foto: PGE-MS

Campo Grande amanhece mais fria e MS enfrenta primeira grande onda de frio do inverno

Massa de ar polar baixou os termômetros em MS

A chegada da primeira grande massa de ar polar da estação baixou os termômetros em MS nesta terça-feira (23), colocou os 79 municípios do estado sob alerta e deve provocar frio intenso pelos próximos dias. Campo Grande amanheceu sob céu encoberto, temperatura em queda e sensação de inverno de verdade.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para todo o estado devido ao declínio das temperaturas. Segundo o órgão, os termômetros podem registrar queda entre 3°C e 5°C, aumentando os riscos à saúde, especialmente entre idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na Capital, a previsão indica mínima de 12°C e máxima de apenas 19°C, com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia e da noite. A mudança brusca no tempo ocorre após dias de calor acima da média e marca o avanço de uma frente fria que atravessa a região Centro-Oeste.

Interior

O frio mais rigoroso é esperado para a região sul do estado. Em Sete Quedas, os termômetros marcaram 7°C pouco depois das 4h desta terça-feira. Ponta Porã, Paranhos e Dourados também registram baixas temperaturas, onde as mínimas variam entre 7°C e 10°C.

Em Ponta Porã, a máxima não deve passar de 11°C. Já em Dourados, os termômetros devem oscilar entre 10°C e 13°C ao longo do dia. Em Paranhos e Sete Quedas, a previsão é de céu nublado e temperaturas entre 7°C e 15°C.

Além do frio intenso, a instabilidade atmosférica mantém, ainda, condições favoráveis para chuva em diversas regiões. Nesse contexto, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba preveem pancadas durante o dia. Igualmente, há previsão de precipitação à noite.

Ademais, os ventos vindos do sul contribuem para uma sensação térmica mais baixa. De fato, atingem velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Consequentemente, existe a possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h em pontos isolados.

Fenômeno das mínimas invertidas

A população também deve observar, nos próximos dias, outro fenômeno típico desta época do ano: as chamadas mínimas invertidas. Nessa situação, as temperaturas mais baixas não ocorrem ao amanhecer, mas no período da tarde ou da noite, à medida que a massa de ar frio avança sobre o estado.

A tendência é de queda ainda mais acentuada nos próximos dias. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), haverá mudanças climáticas. Entre quarta-feira (24) e sexta-feira (26), as regiões sul e sudoeste poderão, portanto, registrar temperaturas entre 0°C e 3°C.

Esse cenário, por conseguinte, aumenta a possibilidade de geadas. O fenômeno deve ocorrer em pelo menos 31 municípios sul-mato-grossenses a partir de quinta-feira (25). Ademais, tal risco é mais acentuado nas áreas próximas à fronteira com o Paraguai.

Antes da chegada do frio, o estado enfrentou episódios de chuva intensa. Corumbá e Três Lagoas registraram acumulados próximos de 50 milímetros em poucas horas, enquanto diversas cidades permaneceram sob alerta meteorológico para temporais.

Com a permanência da massa polar sobre Mato Grosso do Sul até o fim da semana, meteorologistas não descartam a ocorrência da onda de frio mais intensa de 2026 até o momento, com potencial para registrar algumas das menores temperaturas do ano no estado.

Fonte: Cemtec