Você está visualizando atualmente Mais de 80% da safra de milho de MS está em boas condições
Os boletins de acompanhamento da safra de milho são divulgados todas as terças-feiras

Mais de 80% da safra de milho de MS está em boas condições

Mato Grosso segue como maior produtor nacional de grãos

Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, apresentou nesta nesta semana dados sobre a área plantada, produtividade e condições de lavoura da cultura do milho 2ª safra, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Associação, a estimativa de área plantada é de 1,9 milhão de hectares. Com redução de 12,6% em relação à safra de 2020/2021. A produtividade estimada é de 78,13 sacas por hectare, com expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas. As lavouras que apresentam boas condições correspondem a 82,2%, enquanto aquelas em condições regulares somam 11,6%, e as consideradas em condições ruins representam 6,2%.

Aliás, para a classificação das condições de lavoura, os técnicos do Projeto SIGAMS – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio, observaram critérios como a ocorrência de plantas daninhas, pragas, doenças, falhas de stand e demais sintomas causadores de redução de produtividade.

O coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, ressaltou que há dois cenários em relação a geada ocorrida no início da semana. “O produtor que plantou fora da janela, no mês de abril, e estão com o milho entre V6 e R2, podem ter perda significativa. No entanto, aqueles que plantaram antecipadamente, na janela recomendada, e estão com o milho entre R4 e R6, já estão com baixo risco de perda”, explica, ao lembrar que os dados completos sobre os efeitos da geada estão em levantamento e divulgados nas próximas semanas.

Além disso, somando as duas safras, o milho deve totalizar 112 milhões de toneladas. Sendo assim, um crescimento de 0,1% frente ao mês anterior e de 27,6% na comparação com o que foi produzido no ano passado.

Safra de Milho

Mato Grosso segue como maior produtor nacional de grãos. Com uma participação de 30,1%, seguido pelo Paraná (13,9%), Goiás (10,7%) e Rio Grande do Sul (9,3%).

Os boletins de acompanhamento da safra de milho tem divulgação todas as terças-feiras no site da Aprosoja/MS, no link www.aprosojams.org.br.

Fonte: aprosojams.org