Os leitos de UTI neonatal são implementados com a parceria da Prefeitura de Dourados e Governo do Estado
Oito novos leitos de UTI neonatal foram implementados nesta sexta-feira (1). Estes, devem atender a demanda por atendimento especializado nesta faixa etária. Os leitos estão ativados no Hospital Evangélico e são fruto de parceria entre a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado e União. A realização do acordo foi efetuada em maio, entre o prefeito Alan Guedes, o secretário de Saúde, Waldno Lucena e o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto.
Desde então, o HE tem trabalhado para readequar sua infraestrutura. E, assim, desfrutam da UTI neonatal com sua implantação imediata. Desse modo, seis crianças aguardavam vagas na fila do Hospital Universitário da UFGD.
Novos leitos
A instalação desses novos leitos de UTI neonatal deve desafogar a ala do HU-UFGD. Essa estrutura atende não apenas o município de Dourados, mas toda a Região de Saúde. Os quais englobam 33 municípios com população total aproximada de 1 milhão de pessoas.
Portanto, dessas oito novas vagas, seis serão ocupadas imediatamente. “Um aumento de 80% na nossa capacidade de atendimento de crianças que precisam de UTI neonatal. Contudo, nossa regulação no HU está com excedente de seis crianças”, afirma o o secretário Waldno Lucena.
Demanda atendida
Essa é mais uma demanda antiga na Saúde de Dourados que recebe, dessa forma, pacientes de toda a região Sul do Estado. “Segundo a nossa regulação, 60% das crianças hoje atendidas são de municípios da região. Por isso, a importância desse trabalho conjunto em disponibilizar os recursos. Além da contrapartida e a parceria com o Hospital Evangélico, que sempre nos atende”, completa Waldno.
Portanto, satisfeito com a ativação dos leitos, o prefeito Alan Guedes está grato pelo esforço desta união de Poderes. “Trabalhamos juntos a construção desses leitos de UTI neonatal. Desse modo, estão sendo entregues com o intuito para atender esse excedente do HU”, disse.