5 tendências de consumo da geração jovem e moderna da China
O mercado da China está em profunda transformação. Um dos responsáveis são os jovens ricos. Eles estão moldando o futuro do mercado da China. Desse modo, já se vê a ascensão de produtos de bem-estar durante a pandemia. Assim também, os artigos que servem como meio para a auto expressão, impulsionaram um grupo de marcas de sucesso na segunda maior economia do mundo.
As principais tendências de consumo da geração jovem e moderna da China foram reunidas pelo Alizila, plataforma do Grupo Alibaba. O Alizila participou do evento offline anual Alibaba, o Taobao Maker Festival (TMF), em busca de empreendedores de varejo com as cinco tendências emergentes. O foco foi na geração Z, digitalmente nativa, por causa de sua influência nas tendências de consumo. Apesar de representarem apenas 15% da população da China, os chamados “zoomers” respondem por 25% dos gastos com novas marcas. Agora, veja as cinco principais tendências de consumo que estão surgindo entre os jovens ricos na China
1 – O ar livre
As restrições às viagens internacionais levaram muitos consumidores a tirarem férias no país e explorarem a natureza neste ano. Exibida na frente e no centro do TMF este ano, estava uma tenda de glamping, uma mistura de glamour e camping, de alta tecnologia. Desse modo, ela oferecia às pessoas uma experiência mais luxuosa do que o acampamento tradicional, incluindo até mesmo uma noite de cinema ao ar livre. A tendência também era evidente online, com pessoas pegando todos os tipos de engenhocas e gadgets relacionados ao glamping nos mercados B2C do Alibaba Tmall e Taobao, de churrasqueiras sofisticadas a lâmpadas de gás retrô.
O glamping foi uma das subcategorias de esportes de expansão mais rápida, com uma taxa de crescimento anual de 130% durante o festival de compras do Alibaba no meio do ano, o “6,18”. A pesca virou também um passatempo popular, com mais de 300 mil compradores pedindo suprimentos nas plataformas de comércio eletrônico do Alibaba durante o 6,18. Duas milhões de pessoas com 26 anos ou menos compraram artigos de pesca no ano passado, de acordo com as estatísticas mais recentes de Tmall.
Outro esporte ao ar livre que se tornou popular neste ano foi o surf – com crescimento de 40% na categoria durante o 6,18 deste ano. Logo, tirar fotos em pé em uma prancha de surfe tornou-se uma nova onda de atividades “obrigatórias” para os jovens nas redes sociais.