Poderão participar da Caravana da Saúde as pessoas jurídicas interessadas que atenderem a todas as exigências contidas nos editais
A SES Secretaria Estadual de Saúde estará recebendo de 14 a 20 de janeiro de 2022 a documentação dos hospitais e clínicas privadas interessadas em se credenciar para a prestação de serviços no programa Caravana da Saúde, por meio dos projetos Opera MS e Examina MS. A documentação devem ser entregues em envelope lacrado. Isso conforme Edital publicado no Diário Oficial do Estado do dia 21 de dezembro de 2021.
O credenciamento para o Projeto Opera MS é, portanto, para a Prestação de Serviços Hospitalares com sede fixa. Pode realizar-se nos 79 municípios do Estado. O Opera MS tem como estratégia ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos eletivos não ortopédicos, em especial aos procedimentos cirúrgicos com elevada demanda reprimida identificada no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
Já o Projeto Examina MS que tem, dessa maneira, a finalidade de organizar a estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos ambulatórias Exames. Isso em especial os procedimentos diagnósticos. E, ainda, imagens com elevada demanda reprimida identificada no âmbito do Sistema Único de Saúde, no Estado de Mato Grosso do Sul.
O credenciamento dos serviços privados surge, portanto, para atender a demanda que não teve adesão. Ou, ainda, a adesão foi insuficiente pelos serviços públicos para atender aos procedimentos cirúrgicos ortopédicos e exames. O Processo Licitatório segue as normativas previstas pelo Sistema Único de Saúde.
Caravana da saúde – quem pode participar?
Poderão participar deste credenciamento as pessoas jurídicas interessadas que atenderem, sobretudo, a todas as exigências contidas nos editais. Para fins de credenciamento junto à Comissão Especial de Credenciamento – CEC, o proponente deverá apresentar as documentações obrigatórias por meio do envelope lacrado. Isso com todas as documentações para o credenciamento entre 14 a 20 de janeiro de 2022.
A ausência do representante do proponente a qualquer das fases do credenciamento será, dessa maneira, interpretada como desistência da prática dos atos a serem realizados no referido momento.
A realização das cirurgias eletivas e exames diagnósticos e imagens pela rede pública estadual e pela rede contratualizada permaneceu, portanto, suspensa durante boa parte da pandemia do Coronavírus em Mato Grosso do Sul.
Confira o edital completo:
Credenciamento para Serviços de Ortopedia e Traumatologia
Segue aberto, outro credenciamento para a rede privada, com processo licitatório de entrega de documento. Isso no período de 3 a 7 de janeiro, das 8h às 16h, de pessoas jurídicas para Prestação de Serviços Hospitalares com sede fixa HOSPITAIS.
Isso para a realização de procedimentos cirúrgicos hospitalares da especialidade Ortopedia e Traumatologia, nos municípios onde serão, portanto, executados os procedimentos cirúrgicos do Projeto ‘Operam MS’, em Mato Grosso do Sul. Confira aqui o Edital.
O credenciamento surge, nesse sentido, para atender a demanda que não teve adesão ou a adesão foi insuficiente pelos serviços públicos. Para acessar ao edital completo clique aqui.
Caravana da Saúde
Trinta e quatro municípios fizeram, contudo, adesão aos Projetos Opera MS e Examina MS com a missão de reduzir a fila. O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende lançaram (2) a nova etapa da Caravana da Saúde.
O Governo do Estado vai, dessa maneira, investir R$ 120 milhões nos projetos Opera MS e Examina MS, com meta de atender inicialmente, 70 mil procedimentos em todo o Estado até outubro de 2022, nesta fase.