Com a combinação certa, a harmonização gastronômica pode ficar muito mais prazerosa
O conceito da harmonização gastronômica se refere a uma experiência que envolve diversos sentidos, com a união de sabores em uma refeição com a intenção de valorizar ou suavizar aspectos dos alimentos e bebidas. Harmonizar a bebida e os pratos é uma verdadeira arte. Faz a diferença entre um jantar casual entre amigos e uma grande experiência entre talheres e copos. Seja num restaurante, ou seja na sua própria casa.
Para trabalhar esses aspectos a Chef Monique Saliba, formada pela Le Cordon Bleu em Sydney, na Austrália, compartilha um pouco da sua experiência, e conta que o primeiro passo para a harmonização é entender os ingredientes do prato e do drink, bem como a sensação que nos gera, como a acidez, amargor, doçura.
Para quem está começando a entender esse universo, a princípio siga o básico. As harmonizações infalíveis são massas e queijos com vinho tinto, peixes e refeições frescas, como saladas, com vinho branco, sobremesas à base de ovos com vinho do porto, ostras com champagne, feijoada com caipirinha, assim entre outras uniões clássicas”, orienta a Chef.
Mas, caso você queira escapar das harmonizações tradicionais disponíveis na literatura e ousar conforme suas preferências, Monique indica confiar em seu paladar. “Uma dica é pensar se o alimento A combina bem com B e B combina com C; ou seja, A com C se torna uma harmonização interessante.” diz a Chef Monique.
Harmonização gastronômica refrescante
Pensando em pratos que combinam com o verão e trazem uma composição leve e refrescante, a Chef Monique sugere apostar em frutos do mar, que são a cara da estação, com drinks e bebidas inusitadas.
“O Pisco é uma ótima pedida para a estação, ele é um destilado que vem ganhando destaque nos drinks. Por ser uma bebida versátil e conhecida por abrir o apetite e tornar a comida muito mais saborosa. O drink pode ser feito com elementos refrescantes como limão, tônica e frutas da estação. O que vai combinar super bem com ceviche de peixe branco com polvo. Outra harmonização que já fiz e também combina muito com a estação é a combinação de ostras. Com um shot à base de leite de tigre e Jerez”, recomenda.