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Fique atento para não cair no golpe da maquininha

Golpe da maquininha quebrada já gerou R$ 700 mil de prejuízo

Segundo o Procon-SP, houve um aumento de 160% das reclamações deste tipo de fraude

A pandemia causada pelo novo coronavírus impulsionou as compras por aplicativos de entrega, o que fez subir também o chamado “golpe da maquininha”.

De acordo com dados do Procon-SP, houve um aumento de 160% das reclamações deste tipo de fraude em relação a 2020. Ainda assim, um prejuízo de aproximadamente R$ 700 mil.

A princípio, o golpe da maquininha começa quanto o entregador entra em contato com o cliente e inventa, por exemplo, alguma desculpa para iniciar a comunicação fora do aplicativo. Em seguida, uma segunda pessoa entra em contato se passando por representante da loja e revela a necessidade da cobrança de uma taxa extra.

Dessa maneira, quando o entregador realiza a cobrança da taxa extra, a máquina de cartão apresenta defeitos na tela. Então não é possível consultar o valor, que é exibido à parte, em um celular. Assim, a cobrança irregular está feita e os golpistas desaparecem.

Segundo o Procon, no primeiro semestre deste ano, ocorreram 341 queixas contra iFood, Rappi e Uber Eats, contra 144 do mesmo período do ano passado.

“Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP

Veja dicas para evitar cair no golpe da maquininha

– Recusar o pagamento se a máquina estiver com o visor quebrado ou não permitir a leitura do valor cobrado;

– Não passar seus dados por telefone;

– Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;

– Em caso de dúvida ou ocorrência diferente, entrar em contato com o local onde pediu a comida;

– Evitar pagar fisicamente. Caso haja fraude na cobrança feita no aplicativo, a empresa torna-se responsável.

– Se tiver problemas, pode registrar sua reclamação no Procon-SP, no site www.procon.sp.gov.br ou aplicativo.

Ft: istoé