Gerson Claro terá mais dois anos garantidos como presidente da ALEMS
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALEMS) de Mato Grosso do Sul, junto do presidente Gerson Claro, foi reeleita, por unanimidade, para o biênio 2025-2026 durante sessão ordinária realizada na (13). Contudo, a eleição ocorreu com uma chapa única, denominada Democracia Viva, que manteve os mesmos integrantes nos cargos: o deputado Gerson Claro (PP) foi reconduzido à presidência, Paulo Corrêa (PSDB) ao cargo de 1º secretário e Pedro Kemp (PT) à 2ª secretaria.
A eleição confirmou os seguintes parlamentares nos demais cargos: Renato Câmara (MDB) assumiu como 1º vice-presidente. Zé Teixeira (PSDB) como 2º vice-presidente. Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente. Contudo, Lucas de Lima (Sem Partido) como 3º secretário. No entanto, a votação ocorreu de forma nominal, aberta e registrada em papel entregue ao 2º secretário, com a pauta exclusiva para a eleição.
Durante o processo de votação, os deputados presentes parabenizaram o trabalho da atual Mesa Diretora
Portanto, o presidente reeleito, Gerson Claro, falou sobre a responsabilidade e o compromisso renovado com a administração da Casa.
“Meu sentimento é de responsabilidade e compromisso renovado, de fazer tudo o que estiver ao alcance da administração para atender a expectativa do cidadão sul-mato-grossense”, declarou. Ele também reforçou o papel da ALEMS como um espaço de debate e construção coletiva, respeitando as diferenças ideológicas. “Nosso compromisso com a democracia permanece inabalável. Continuaremos a garantir o contraditório e a liberdade de expressão, que sejam respeitados e promovidos nesta casa”, afirmou.
Contudo, Paulo Corrêa, 1º secretário reeleito, agradeceu pela confiança recebida e falou sobre o trabalho em conjunto que possibilitou a continuidade da chapa. “Queria agradecer muito a todos os senhores deputados que votaram pela continuidade da nossa chapa. E em especial que me dão honra de continuar na 1ª secretaria desta Assembleia Legislativa”, disse, acrescentando que o consenso obtido para a eleição foi um marco importante. “Agradeço em especial ao deputado Coronel David [PL], que, num momento de entendimento, soube recuar para que a gente pudesse fazer o consenso”, completou.
Renato Câmara, 1º vice-presidente reeleito, destacou a relevância do diálogo na condução dos trabalhos legislativos
“Aqui nós temos um retrato da população sul-mato-grossense. Ter esse entendimento do debate, saber até onde você pode ir, até onde você precisa atuar é muito importante. Porque você mantém uma harmonia de convívio, de debate salutar, produtivo, e faz com que as pautas avancem”, afirmou.
Por fim, a deputada Mara Caseiro (PSDB), única mulher a integrar a Mesa Diretora, também comentou sobre a experiência coletiva e a importância de um ambiente democrático na Assembleia Legislativa. “Estar novamente participando da Mesa Diretora, juntamente com o Gerson [Gerson Claro] e o Paulo [Paulo Corrêa], foi um grande aprendizado. O Gerson tem sido um grande líder que democratizou, abriu a Assembleia Legislativa, dando oportunidade para nós, deputados, melhorarmos o nosso mandato”, concluiu.
Fonte: ALEMS