O levantamento conduzido pela Nice House entrevistou 288 jovens de todas as regiões do Brasil
No próximo dia 24 de novembro ocorrerá a tão aguardada Black Friday de 2023, assim as lojas e sites já iniciaram os preparativos com promoções e novidades e, neste contexto, os jovens da Geração Z se mostram cada vez mais um público estratégico, além de preparado e disposto a receber ofertas e descontos, segundo pesquisa da Nice House, realizada em setembro deste ano.
80,6% da Geração Z pretendem participar das compras durante a Black Friday. Isso, de acordo com a pesquisa, demonstra o entusiasmo e o poder de compra dessa geração, que representa uma parte significativa do mercado consumidor brasileiro.
Na hora de ir às compras, 60% dos entrevistados afirmaram que avaliam os preços com cuidado, buscando as melhores ofertas. Além disso, 30,9% dos jovens declararam que deixariam de comprar de marcas que praticam a “black fraude”, ou seja, a manipulação de preços para simular descontos maiores do que os reais.
Aliás, a pesquisa também revelou que jovens entre 15 e 18 anos são mais conscientes em relação a questões éticas. Eles preferem não comprar de marcas que não respeitam a diversidade ou o meio ambiente.
As preferências da Geração Z
Quando se trata de preparação para a Black Friday, 86,1% dos entrevistados afirmaram que pesquisam antes de fazer suas compras, com 60,9% utilizando o Google para encontrar produtos e ofertas 21,4% recorrem ao Instagram e 10,1% ao TikTok para obter informações sobre produtos.
Em relação às marcas, Apple, Samsung, Sony, Xbox e PlayStation surgem como as preferidas da Geração Z no segmento de tecnologia. Outro dado interessante é o aumento de buscas por marcas de eletrodomésticos, como Philco, Arno, Electrolux e Brastemp.
A GenZ prefere comprar por meio de marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Magalu e Shopee. Em seguida está a compra por meio do site da marca e pelo Instagram e TikTok.
Além disso, o estudo revelou que 71,5% dos entrevistados aproveitam a Black Friday para adquirir produtos de suas marcas favoritas. Demonstrando a fidelidade desses consumidores a determinadas empresas e seus produtos durante esse período de descontos.
O levantamento conduzido pela Nice House entrevistou 288 jovens de todas as regiões do Brasil, com 48,3% dos entrevistados provenientes do sudeste, 16,7% do nordeste, 14,6% do sul, 12,5% do norte e 8% do centro-oeste.
Fonte: forbes