Você está visualizando atualmente Fundect abre apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia
Fundect, o Instituto Serrapilheira abriu a chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2/2023.

Fundect abre apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia

Parceira da Fundect abre chamada para apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia

Em parceria com várias fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs), incluindo a Fundect, o Instituto Serrapilheira abriu a chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2/2023, um edital com objetivo de financiar novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-doutores negros ou indígenas que almejam obter, no médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador.

A iniciativa vincula a grandeza da ciência brasileira ao crescimento do número de professores e pesquisadores negros e indígenas na academia. Com essa chamada, afirma-se a confiança nos resultados de uma ciência representativa, por meio de um apoio a pesquisa em ecologia e a formação de jovens talentos, de quem depende o futuro do país.

Desse modo, os pesquisadores, que trabalharão como pós-doutorandos, podem vir de instituições, cidades, estados ou mesmo países diferentes.

A Fundect é parceira neste edital, apoiando até quatro projetos de pós-doutores negros ou indígenas para executarem suas pesquisas nas ICTs ou Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, em breve a Fundect abrirá uma chamada local para apoiar as propostas que sejam aprovadas nas fases 1 e 2 da Chamada do Instituto Serrapilheira.

ATENÇÃO: Envio de pré-propostas até 25 de janeiro de 2024.

Portanto, mais detalhes podem ser vistos no site da Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2/2023.

O seu perfil

Você se autoidentifica como parte da população negra (pretos ou pardos) ou indígena? Você tem interesse em assumir uma posição na academia como professor ou pesquisador no médio prazo?

Não tem nenhum tipo de vínculo empregatício com instituições de ciência e tecnologia (ICTs)– ou não terá, no momento da assinatura do contrato?

Concluiu o doutorado entre 1º de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2024 (prazo estendido em até dois anos para mulheres com filhos)? Foi o autor principal de uma ou mais publicações?

O seu projeto

Seu projeto busca responder a uma pergunta original e fundamental da ecologia?

Tem uma hipótese formulada e um método para testá-la?

Você sabe dizer por que seu projeto é original e ousado?

Os resultados de seu projeto podem mudar o entendimento fundamental da sua área? Você é capaz de descrever como?

Propõe um movimento de pessoas e ideias entre grupos de pesquisa?

Fonte: serrapilheira