O objetivo das empresas é homenagear e reconhecer o esforço de suas colaboradoras
Com a aproximação do mês de março, equipes de RH e gestores começam a pensar em ações para o Dia Internacional da Mulher. Em geral, o objetivo das empresas é homenagear e reconhecer o esforço de suas colaboradoras. Mas, que tal fugir do óbvio e usar a data para realmente empoderá-las e contribuir para promover a equidade de gênero no mercado de trabalho?
Embora a diversidade seja um tema cada vez mais presente na sociedade, a disparidade entre homens e mulheres no ambiente corporativo ainda é muito grande. De acordo com o Relatório Mundial sobre a Desigualdade de Gênero de 2020 do World Economic Forum (FEM), o Brasil é um dos países da América Latina com o maior abismo nesse aspecto: ocupa o 22º lugar entre 25 nações.
Além de receber salários menores, as mulheres ainda ocupam um número muito baixo de cargos de liderança em comparação aos homens. No entanto, incentivar o protagonismo feminino é estratégico: um estudo do FMI mostrou que a diversidade de gênero entre líderes está associada a uma maior rentabilidade dos negócios.
Além disso, investir em equidade de gênero significa também contribuir para uma importante mudança social. Por essa razão, é fundamental pensar em ações para o Dia Internacional da Mulher que garantam um impacto mais positivo do que as práticas que costumam ser realizadas. Afinal, dar flores, chocolate e maquiagens não gera efeitos muito benéficos nesse sentido, não é mesmo?
Por que existe um dia das mulheres?
Desde o ano de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. O objetivo da data vai bem além de “homenagear as mulheres” e consiste em celebrar as suas conquistas econômicas, sociais e políticas e dar visibilidade a sua luta por melhores condições de vida e equidade de gênero.
Entretanto, a ONU, na verdade, apenas oficializou e unificou o dia da celebração. Uma vez que ele já era comemorado desde o início do século XX por diferentes países, porém em datas distintas.
Historicamente, o estabelecimento desse marco está relacionado à reivindicação das mulheres por melhores condições de trabalho. Não é por acaso, portanto, que a data é simbólica e deve servir, justamente, para que se reflita também sobre a questão da inclusão e do protagonismo feminino no mercado.
Que tipo de ações evitar para celebrar o Dia Internacional da Mulher?
Você já percebeu que as ações para o Dia Internacional da Mulher mais realizadas no meio corporativo costumam envolver flores, doces e produtos de beleza? Não são poucas as empresas que presenteiam com rosas ou kits de cosméticos, distribuem brownies ou bombons, oferecem cupons de desconto em salão de beleza, promovem cursos de cuidados com a pele.
Ocorre que, além de ser lugar-comum, campanhas como essas reforçam estereótipos de gênero. Apenas para ilustrar de forma breve, esses “mimos” fortalecem, por exemplo, a ideia de que as mulheres devem se preocupar com a aparência e ser delicadas. Ou seja, características presentes na construção social associada ao feminino.
Isso não significa que as mulheres não podem ser assim ou que não vão gostar dos “presentes”. No entanto, a empresa estará fazendo algo muito mais significativo e alinhado ao simbolismo da data se optar por ações que promovam a carreira ou a vida pessoal das funcionárias. Incentivando-as a conhecer as suas lutas e a conquistar mais espaço na sociedade.
Ações para o Dia Internacional da Mulher que fogem do óbvio e dos estereótipos de gênero
Agora que você já sabe quais os tipos de campanhas evitar, a sua pergunta provavelmente deve ser “mas, então, o que podemos fazer para fugir do óbvio e dos estereótipos?”. Uma boa dica é apostar principalmente em desenvolvimento, informação, conhecimento, inspiração e conscientização para celebrar essa data tão importante.
Vamos listar algumas ideias de ações para o Dia Internacional da Mulher que você poderia realizar ou que podem servir de insights para outras campanhas nessa linha. Vamos lá?
Programação diferenciada
Em vez de promover eventos que incluam serviços de beleza, massagem e outras atividades do tipo. Que tal pensar em uma programação com conteúdos e informações que sejam úteis para a evolução na carreira, formação e vida pessoal das mulheres?
E mais: por que não incentivar também a participação dos homens em alguns desses eventos para que se informem e se sensibilizem sobre o tema? Descrevemos abaixo algumas atividades que podem fazer parte do programa:
Workshop sobre síndrome da impostora
A síndrome da impostora faz parte do dia a dia da maioria das mulheres. O fenômeno foi, inclusive, descrito pela primeira vez em um estudo realizado com um grupo de mulheres bem-sucedidas que, em sua maioria, não conseguiam valorizar os seus próprios feitos.
Apesar de ser tão presente, falamos muito pouco sobre esse tema e a falta de informação faz com que grande parte das mulheres acredite, de fato, não ser merecedora de suas conquistas.
Para alertar sobre a questão e mostrar como superar esse pensamento que pode ser muito nocivo. Uma das ações para o Dia Internacional da Mulher que você pode propor é um workshop sobre a síndrome da impostora com uma profissional especializada.
Workshop sobre vieses e barreiras de gênero
Os vieses inconscientes são tendências ou preconceitos de um indivíduo a favor ou contra determinadas pessoas. Essas generalizações “automáticas”, que fazemos sem nos darmos conta, têm como alvo alguns grupos, entre eles as mulheres.
Para evitá-las, é preciso saber reconhecer esses pensamentos e comportamentos, por isso é importante ter informação. Sendo assim, um workshop para debater esses conceitos pode fazer parte da programação. Contudo, aqui é importante que, além das mulheres, os homens também participem, afinal, superar essas barreiras também depende deles.
Palestra sobre equidade de gênero e histórico de conquistas femininas
Aliás, os homens também podem ser chamados para assistir junto com as mulheres a uma palestra que aborde a equidade de gênero e traga um histórico sobre as conquistas femininas. Muitos de nós não tiveram a oportunidade de conhecer e se informar sobre o significado da celebração do dia 8 de março e essa pode ser uma grande oportunidade.
Lançamento de programa de desenvolvimento para mulheres
Para contribuir para promover a igualdade de gênero, é essencial que as empresas invistam no protagonismo feminino. Os programas de desenvolvimento de lideranças para mulheres são muito eficazes nesse sentido e já vêm sendo realizados por diversas empresas brasileiras e multinacionais.
Essas iniciativas podem incluir trilhas de desenvolvimento e workshops in company, mentorias, coaching e sponsorship. Uma data simbólica como o Dia Internacional da Mulher pode ser um ótimo momento para lançar um projeto desse tipo, não é mesmo?
Livros escritos por mulheres
Por outro lado, se a ideia for marcar a data com um “mimo” para as colaboradoras, a dica é presentear com algo significativo no lugar de dar flores. Livros escritos por mulheres podem ser uma ótima alternativa nesse caso. Aliás, gêneros e temáticas diferentes não faltam para você escolher.
Visita a uma ONG focada na população feminina
Visitar uma ONG focada na população feminina também pode ser parte da campanha relacionada ao dia 8 de março. Existem, atualmente, organizações que atuam nas mais variadas causas que dizem respeito às mulheres. A ação pode resultar em uma experiência muito bacana para todas as participantes.
Sua empresa promove a equidade de gênero no ambiente corporativo?
Para além de pensar em medidas pontuais, para promover a equidade de gênero no ambiente corporativo, é preciso também olhar para a cultura da empresa e buscar realizar mudanças mais estruturais.
Não fazer distinção salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma atividade. Ter um equilíbrio entre o número de gestores e gestoras, incentivar o protagonismo feminino dentro da organização são algumas das práticas que devem ser adotadas para derrubar, de fato, as barreiras de gênero existentes no mercado de trabalho.
Os desafios, sem dúvidas, ainda são muitos. Mas, felizmente, cada vez mais corporações estão investindo em programas e ações de Diversidade & Inclusão. Aliás, é preciso, realmente, começar de alguma forma, e o Dia Internacional da Mulher pode ser uma ótima oportunidade para dar o primeiro passo nesse sentido!
Fonte: treediversidade