Você está visualizando atualmente Fotógrafo de Gaza espera boom da arte digital para fundos humanitários
Shaban El Sousi-fotografa Celine nas ruinas de Gaza

Fotógrafo de Gaza espera boom da arte digital para fundos humanitários

Shaban El Sousi trabalha como fotógrafo freelance, adora capturar o que chama de momentos agridoces de sua casa

Um fotógrafo de Gaza colocou uma foto digital do recente conflito entre militantes palestinos e Israel em leilão. Preço inicial de US $ 1 milhão. Trata-se de um esforço inovador, embora altamente especulativo, para arrecadar dinheiro de ajuda, muito necessário para crianças no território.

“Tirei algumas fotos de Celine, uma menina de dois anos, no primeiro dia do Eid al-Fitr durante o conflito em Gaza em maio”, disse Shaban El Sousi. “Fiquei surpreso que em poucas horas a foto se tornou viral e recebeu atenção em todo o mundo.”

Fotógrafo de Gaza captura momentos agridoces de sua casa

Shaban é um jovem de Gaza. Assim, trabalha como fotógrafo freelance. Ele adora capturar o que chama de momentos agridoces de sua casa, a Cidade de Gaza.

A foto de Celine segurando uma boneca nas ruínas do bloco da torre que foi derrubada por ataques aéreos israelenses perto da casa de sua família, que também foi atingida. Ou seja, claramente atingiu um ponto forte.

Celebridades árabes como a superestrela pop libanesa Haifa Wehbe e a atriz egípcia Yasmin Abdulaziz compartilharam isso. Dessa forma, organizações de notícias internacionais também perceberam a imagem.

“Aquela noite foi cheia de cenas de prédios desabando, carros incendiados, com gritos de crianças e suas mães – e muitos feridos”, lembra Shaban.

Ele diz que tirou a foto para renovar a esperança no futuro. Agora, seu objetivo é transformar isso em algo mais concreto – não apenas para ele e Celine, mas também para agências de ajuda em Gaza.

Shaban diz que metade de qualquer receita do leilão de um token não fungível (NFT) da imagem – essencialmente um ativo digital que dá ao comprador a propriedade por meio de seu código exclusivo – irá para o Unicef ​​e o Fundo de Alívio das Crianças da Palestina. Enfim, o resto será compartilhado entre ele e a família de Celine.

Ft:bbc