Mais de 1 bilhão de pessoas serão atingidas pela mudança
Facebook desativa ferramenta e anuncia muitas mudanças. A informação pega muitos de surpresa. Assim, o Facebook anunciou nesta terça-feira (2) que, nas próximas semanas, vai desativar seu sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos. Segundo a empresa, a decisão levou em conta crescentes preocupações sobre o uso desse tipo de tecnologia.
“Os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso”, disse Jerome Pesenti, vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, por meio de nota. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos.” O Facebook desativa ferramenta em meio a uma série de acusações sobre utilização de dados.
Segundo a Meta, empresa que abriga o Facebook, mais de um terço dos usuários ativos diários da rede social optaram pela configuração de reconhecimento facial. Por isso, mais de 1 bilhão de pessoas serão atingidas pela mudança.
No caso da ferramenta de Texto Alternativo Automático (AAT, na sigla em inglês), que cria descrições de imagens para pessoas com deficiência visual, o Facebook acrescentou que ela não incluirá mais os nomes de pessoas reconhecidas nas fotos, mas seguirá funcionando normalmente.
Facebook desativa ferramenta, mas recurso sempre esteve lá
porque até agora ela só servia para sugerir marcações nas suas fotos. Com os novos recursos que foram lançados nos últimos dias, no entanto, você vai poderá ir além. A ferramenta vai encontrar fotos em que você aparece, mas não foi marcado, e impedir que pessoas que você não conhece usem sua foto na rede social.
Como era acionado: O controle da ferramenta de reconhecimento facial é do usuário do Facebook e pode ser ativado ou desativado quando quiser. Para isso, basta ir ao seu perfil de usuário do Facebook, selecionar a opção Configurações e clicar em “Reconhecimento facial” e em “Editar”.
Mudança do nome da empresa
O Facebook anunciou (28) mudança no nome da empresa que controla a rede social e suas marcas. Meta é a nova nomenclatura que será usada para se referir à marca que controla o Facebook e as outras ferramentas que fazem parte do grupo, como o WhatsApp e o Instagram. A novidade foi anunciada durante o evento de realidade virtual, o Facebook Connect 2021.
“O Facebook é um dos produtos mais usados da história da humanidade, uma marca icônica, mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos”, disse o cofundador da empresa.
“A partir de hoje, nossa empresa agora é a Meta”, informou Zuckerberg. As redes sociais Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp seguirão com os mesmos nomes.