Nova carteirinha poderá ser solicitada diretamente pelo aplicativo MS Digital, será gratuita para todos e garantirá todos os direitos já previstos em Lei para os alunos
A Secretaria Estadual de Educação anunciou (11) uma série de ações em benefício dos estudantes. Entre elas a Carteirinha Digital de Identificação Estudantil (CDIEMS), o Aplicativo EducaMS e o novo Cursinho Online para a REE. Segundo a secretária de Educação Maria Cecília, a Carteirinha Digital atenderá alunos de todas as redes de ensino de MS, sejam elas Estadual, Municipal, Federal ou Particular.
Carteirinha Digital por parte MS Digital
A nova carteirinha poderá ser solicitada diretamente pelo aplicativo MS Digital. Ela será gratuita para todos. Também garantirá todos os direitos já previstos em Lei para os alunos.
Todos os passos, desde a solicitação até o acesso ao documento, serão realizados virtualmente via aplicativo. Isso com o fornecimento de dados do estudante. Inclui foto, documentação e dados de matrícula. Para a emissão do documento, o gestor escolar validará a inscrição com base nos dados enviados pelo estudante. Todas as informações podem ser encontradas no site da secretaria de educação.
Imunização contra a Covid
Ao mesmo tempo que a imunização contra a Covid avança em Mato Grosso do Sul, também desenvolvem-se novas ferramentas de transparência para a população. Então, quem já possui o aplicativo MS Digital instalado no aparelho celular agora pode consultar a Carteira de Vacinação Digital que está disponível na aba Saúde.
Assim, a nova funcionalidade foi desenvolvida pela Superintendência de Gestão de Informação. Junto com a área de tecnologia da informação da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
QR Code de validação
A princípio, no acesso ao Cartão de Vacinação, a primeira tela mostra os dados pessoais. Em seguida a do QR Code de validação. Desse modo, na sequência, o status do usuário ficará com todo detalhamento das doses ministradas. Ou seja, data, lote, vacina, código do vacinador, e estabelecimento de saúde.
Em suma, para validar a autenticidade do cartão de vacinação, basta fazer a leitura do QR Code ou acessar o site do app clicando aqui e, depois, preencher os dados solicitados.