No momento, você está visualizando Ministério da Agricultura descarta suspeita de gripe aviária em Mato Grosso do Sul
Está descartada suspeita de gripe aviária em MS. Notificação foi investigada e negativada após análise da Fiocruz Foto: Pexels

Ministério da Agricultura descarta suspeita de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

Descartada suspeita de gripe aviária em MS

Em nova atualização dos casos de gripe aviária em investigação no Brasil, suspeita em dois municípios de MS, Angélica e Jardim, foi descartada após análises laboratoriais da Fiocruz.

De acordo com dados do painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura e Pecuária, as suspeitas eram em animais domésticos.

Atualmente, os únicos casos em andamento são de animais selvagens em Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul. Outros 18 notificados estão em análise. O caso inicial em granja comercial em Montenegro (RS) já está encerrado.

Para quem atua com animais silvestres, recomenda-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) após identificação de animais infectados ou com sintomas sugestivos de influenza aviária, como luvas, máscara N95 ou superior e proteção ocular, além de cuidados como higienização das mãos, evitar tocar olhos, boca e nariz e trocar de roupa após contato com animais infectados.

Foram cinco descartes em MS

De acordo com o diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, a equipe enviou amostras da cloaca e da traqueia de animais para análise. “Em 2023, tivemos 28 suspeitas; 27 descartadas e uma confirmada, em Bonito. Em 2022 foram 19 suspeitas, todas descartadas. Este ano, são cinco descartes”, informou.

Apesar do alerta nacional, Ingold afirmou que casos como o de Angélica fazem parte da rotina de monitoramento. “Situações como a emergência sanitária no Rio Grande do Sul, onde houve confirmação (15), aumentam a atenção e as notificações. Isso demonstra a confiança dos produtores no sistema de defesa sanitária”, avaliou.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, disse na semana passada que o caso suspeito de gripe aviária não trazia risco ao mercado de aves no Estado, visto que a ave era de subsistência. Por isso, esse fato descarta impacto nas granjas comerciais de Mato Grosso do Sul.

Fontes: Ministério da Agricultura