Você está visualizando atualmente Esponja de cozinha não é o jeito mais higiênico de lavar louça
Esponja de cozinha abriga mais bactérias do que escovas de cozinha, o que pode ser uma maneira mais higiênica de limpar seus pratos

Esponja de cozinha não é o jeito mais higiênico de lavar louça

As bactérias crescem e sobrevivem melhor em esponjas, diz estudo

Esponjas de cozinha abrigam mais bactérias do que escovas de cozinha. O que pode ser uma maneira mais higiênica de limpar seus pratos. Isso, de acordo com pesquisadores na Noruega.

“A salmonela e outras bactérias crescem e sobrevivem melhor em esponjas. Mais do que em escovas. A razão é que as esponjas de uso diário nunca secam”, disse Trond Møretrø, pesquisador do Nofima. Um instituto norueguês de pesquisa de alimentos.

“Uma única esponja pode abrigar um número maior de bactérias do que pessoas na Terra”, disse Møretrø, autor de um novo estudo. O mesmo foi publicado online no Journal of Applied Microbiology.

Embora muitas bactérias não sejam prejudiciais. Mas aquelas que são, como a salmonela, por exemplo, podem se espalhar das esponjas para as mãos. Bem como, para superfícies da cozinha. Como também, para equipamentos. E, potencialmente, dessa forma, deixar as pessoas doentes, disse ele.

A pesquisa se baseia em um estudo de laboratório publicado no ano passado

“A esponja molhada acumula resíduos de alimentos. Isso também serve de alimento para bactérias. Levando, dessa forma, ao rápido crescimento delas.”