Peça tem patrocínio do Instituto CCR e CCR MSVia e será encenado na EM Neil Fioravanti nestas quinta e sexta
Estudantes de Dourados, entre 6 e 12 anos, terão a chance de assistir o Espetáculo “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, nesta sexta-feira, 19.
O espetáculo é uma iniciativa da Companhia de Teatro Parafernália, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR MSVia.
Dessa forma, as apresentações, com apoio da Prefeitura de Dourados, acontecem na Escola Municipal Neil Fioravanti, com sessões às 9h e 14h, com entrada gratuita e classificação livre.
O espetáculo tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Mobilidade Urbana e da Sustentabilidade. Então, a peça irá percorrer 87 cidades, com 200 apresentações em cinco estados, com a expectativa de atender cerca de 30 mil participantes e, além de Dourados, passa também por Campo Grande e São Gabriel D’Oeste na próxima semana.
“A peça tem duração de 40 minutos e busca, por meio de uma linguagem simples, se aproximar do universo das crianças. Mas, elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena, João Paulo Vital.
A história
O espetáculo conta a história de Gael (interpretado por Ed Duran), Valentina (Sandra Régis) e Lucas (Gleyre Zanini) que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito.
Por isso, com a ajuda de Irevinda (Dani Loreto), Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial. A peça destaca temas de cidadania e segurança de forma divertida para o público.
“Ir e Vir: Cidadão Vigilante” faz parte do projeto Caminhos em Cena, de autoria de Almir Pugina e direção de Alexandre Souzah. “Convidamos os pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes ao teatro. Então, a arte, a cultura e a educação são verdadeiros agentes transformadores e todos que assistirem ao espetáculo com certeza se tornarão cidadãos mais conscientes e vigilantes”, destaca a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.
Espetáculo Dourados
Também serão distribuídas mais de 30 mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo.
O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Sobre a Cia de Teatro Parafernália
Com mais de 30 anos de experiência, a Cia de Teatro Parafernália é conhecida por suas produções teatrais que mesclam entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais.
Sendo assim, com uma equipe talentosa e dedicada, a companhia busca utilizar a arte como ferramenta de transformação e conscientização. Mas, com sede em Mogi Guaçu, realiza durante todo o ano apresentações teatrais gratuitas em quase todo Brasil.
Fonte: pm dourados