Parceria oferece consultoria gratuita aos pequenos negócios de Costa Rica para a implantação de protocolo de biossegurança, em ação Empresa Segura
Micro e pequenas empresas de Costa Rica serão atendidas pela ação Empresa Segura. Uma ação do Sebrae/MS em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Sesi. A iniciativa, promovida a partir do programa Cidade Empreendedora, aderido pela primeira vez neste ano pela Prefeitura Municipal. Ela oferece consultoria gratuita aos pequenos negócios para a implantação de protocolo de biossegurança, Empresa Segura. E ainda, a vacinação contra H1N1 para os colaboradores registrados pelas empresas.
A ação contempla os 22 municípios do Estado que aderiram ao Cidade Empreendedora. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo é dar apoio aos pequenos empreendedores para que eles possam permanecer de portas abertas com segurança. “Estamos passando por um momento delicado e o Sebrae está trabalhando junto com o Sesi para ajudar o empresário”, ressaltou Claudio.
Melhorar a qualidade de vida
Segundo a ergonomista de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Priscilla Bueno, a iniciativa vai ter um impacto positivo no bem-estar da população, além de dar segurança ao empresário. “São ações que vão além da necessidade de atender os requisitos da legislação, vamos melhorar a qualidade de vida”, pontuou Priscilla.
Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, trata-se de mais uma parceria que beneficia a população costarriquense. “Essa parceria entre o Município de Costa Rica, com Sebrae/MS e o Sistema Fiems, por meio do Sesi, vai de encontro com os anseios das nossas micro e pequenas empresas, que receberão todo o acompanhamento necessário”, ressaltou.
Cronograma em Costa Rica
Participam da ação Empresa Segura apenas Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que já se inscreveram na ação. Por meio da iniciativa, empreendedor receberá uma consultoria para a implantação dos protocolos de biossegurança que inclui, além do planejamento para a adequação do espaço físico, um acompanhamento mensal até dezembro deste ano.
Em Costa Rica, o início desse trabalho vai ser agendado individualmente com cada empresário inscrito, a partir do dia 2 de agosto. Junto com as orientações do consultor, será disponibilizado ao empreendedor o acesso à plataforma Viva+, voltada para a gestão de Saúde e Segurança do trabalho. Além disso, nas micro e pequenas empresas cadastradas como participantes da ação, também será realizada a aplicação de vacinas contra H1N1 para os colaboradores registrados.
Municípios para Empresa Segura
Além de Costa Rica, a ação Empresa Segura também é realizada nos seguintes municípios: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sonora, Selvíria e Terenos.