You are currently viewing Dourados sedia encontro de avicultores e piscicultores
Avicultores e piscicultores do Sul de MS tiveram oportunidade de aprender e entender mais sobre o desenvolvimento de seus negócios

Dourados sedia encontro de avicultores e piscicultores

2º encontro “Diálogos Produtivos Setoriais

Avicultores e piscicultores da região Sul do Estado tiveram uma excelente oportunidade de aprender. Além de entender mais sobre o desenvolvimento de seus negócios. Mais de 300 empreendedores se reuniram nesta quarta (22). No o 2º encontro “Diálogos Produtivos Setoriais – Avicultura e Piscicultura”. O evento aconteceu no Kanoa Restaurante e Pesqueiro. A ação é uma parceria da iniciativa do Governo do Estado. E ainda mais, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Bem como, com o Sebrae/MS e a Prefeitura de Dourados. Sobretudo, através da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar).

Aliás, a iniciativa faz parte do Propeq Dinamiza (Programa Estadual dos Pequenos Negócios). Bem como, dos produtores rurais das duas cadeias estratégicas. E ainda mais, contou com a participação de técnicos da Semagro, Sebrae, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Além do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Como também, da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal). E por último, da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Entre outras entidades afins.

Pois bem, os produtores, mas precisamente avicultores e piscicultores participaram de palestras. Bem como, de diálogos e debates. Onde foi debatido o cenário atual. Como também, o futuro de cada uma das cadeias. “Além de terem aprendido com as palestras de técnicos de altíssima qualidade. Foram discutidas a realidade de mercado. E ainda mais, dos processos para as duas câmaras setoriais. Seja da avicultura ou piscicultura. Pois estão muito bem-organizadas no Estado”, disse o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanatta.

A importância das cadeias produtivas e do poder público

Na abertura do evento, o prefeito Alan Guedes recepcionou produtores de toda região. Destacando, dessa forma a importância das cadeias produtivas. Bem como, do apoio do poder público ao setor. “Nosso papel é fomentar a produção. E ainda mais, proporcionar as condições logísticas. Isso para que os produtores possam escoar os seus produtos. Sobretudo, para os insumos necessários possam chegar à área rural. Com toda qualidade. Tudo para que essa cadeia possa contribuir para o desenvolvimento de Dourados. Como já tem feito”, disse o chefe do Executivo.

Esse é o segundo evento com as temáticas abordadas. O primeiro aconteceu em Campo Grande no mês de março. E, agora o Sebrae trouxe o evento para Dourados. Abrangendo, assim, produtores da região. De acordo com Vanessa Reis, gerente regional sul do Sebrae/MS, a ideia é estruturar um plano de ação com essas duas cadeias. “Tanto a avicultura quanto a piscicultura. Pois são eixos estratégicos. Com potencial de alavancagem da nossa região. Por isso, a importância de se discutir temáticas importantes do mercado. Bem como, tecnologia. Além de manejo e produção. Para que, enfim esses empreendedores rurais consigam alavancar a sua cadeia produtiva”, completou.