Dourados retoma obras da Feira Livre Central
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), retomou as obras de cobertura do setor hortifrutigranjeiro da Feira Livre Central “Prefeito João Totó Câmara”, localizada na região do Grande Água Boa. A Ordem de Serviço foi assinada (23) pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado por secretários municipais, equipe técnica e autoridades políticas, com destaque para a presença dos vereadores Liandra Brambilla, Cemar Arnal, Sargento Prates, Dil do Povo, Sérgio Nogueira, Alex Cadeirante, Edson Souza, Jânio Miguel, Laudir Munaretto e Márcio Pudim.
O prefeito Marçal Filho destacou que a retomada da obra reforça o compromisso da administração municipal com a valorização da Feira Central, considerada um dos principais pontos de encontro das famílias douradenses. “Aqui, além de produtos fresquinhos, é também um espaço de lazer, de confraternização, então tanto quem trabalha quanto quem visita merece estar bem acomodado, em um lugar agradável, estruturado e essa é nossa luta”, destacou o prefeito, ao lembrar dos investimentos realizados pela administração municipal em espaços públicos da cidade.
Retomada das obras é prioridade
Durante o ato, Marçal Filho ressaltou um ponto importante. A retomada de obras paralisadas por gestões anteriores tem sido prioridade. Consequentemente, evita o desperdício de recursos públicos. Ademais, garante a entrega de benefícios à população. Atualmente, existem diversas obras em andamento na área da Saúde. Primeiramente, destaca-se a Unidade Básica de Saúde do Jardim dos Estados. Além disso, menciona a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Paralelamente, citou a retomada das obras dos Centros de Educação Infantil Municipal. Por fim, lembrou de outros projetos que estavam engavetados. Portanto, a administração foca em finalizar essas estruturas abandonadas.
O prefeito lembrou ainda de ações importantes para a população douradense como a retomada das operações comerciais do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, que hoje oferece voos diários ligando Dourados com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, bem como a conclusão das obras e entrega do Ginásio Municipal de Esportes, que está recebendo competições importantes e divulgando Dourados para todo Brasil. “Estamos trabalhando para que o dinheiro investido seja valorizado e para que a população tenha acesso a mais serviços”, pontuou.
A expectativa é de que a conclusão da estrutura fortaleça a atividade econômica dos feirantes, amplie a capacidade de atendimento do espaço e ofereça mais comodidade aos consumidores. “Não se trata apenas da retomada de uma obra paralisada, mas também de oferecer dignidade às famílias que tiram seu sustento dessa feira”, enfatizou. “Além disso, quando essa obra estiver finalizada, vamos ampliar em 30% o número de feirantes trabalhando nesse espaço”, completou Marçal Filho.
Parceria entre o Legislativo e o Executivo de Dourados
Tanto a presidente da Câmara Municipal, Liandra Brambilla, quanto o vereador Sargento Prates, destacaram que a retomada de obras que estavam paradas é resultado da parceria entre o Legislativo e o Executivo de Dourados. “Na campanha eleitoral a gente passava por aqui e não entendia porque uma obra tão importante quanto essa estava abandonada”, lembrou Prates. “Essa sintonia entre Câmara a Prefeitura possibilita que projetos importantes sejam destravados e nossa cidade siga resgatando o orgulho dos douradenses”, completou.
O secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, destacou a importância da nova cobertura. Primeiramente, o projeto oferecerá melhores condições de trabalho para os feirantes. Paralelamente, garantirá mais segurança, comodidade e conforto aos frequentadores da Feira Livre Central.
Segundo Pontim, os trabalhadores do setor hortifrutigranjeiro estão adaptados, atualmente, em outro pavilhão. Por isso, aguardam essa obra há muito tempo. Ele apontou que este é um espaço mais amplo e adequado às necessidades.
Além disso, trabalhadores de outros segmentos também reivindicavam essa estrutura. Consequentemente, a administração municipal realizou um trabalho intenso. Finalmente, foi possível retomar a obra. Dessa forma, a prefeitura garante, finalmente, mais estrutura para todos os envolvidos.
Representando os feirantes, Josemar da Silva Ferreira, de 52 anos, que trabalha na Feira Central há três anos, classificou o momento como histórico para a categoria. “Deixo o nosso profundo agradecimento ao prefeito Marçal Filho por esse momento que realmente vai marcar a história”, ressaltou. Nós, trabalhadores, tínhamos muito anseio por essa obra, que é um sonho pelo que representa para todos nós e também para a cultura da sociedade douradense”, prosseguiu. “Deixo o agradecimento de toda a categoria a esta gestão pelo que tem feito não apenas pela feira, mas pela história de Dourados”, ressaltou.
Com a conclusão da cobertura, a Prefeitura de Dourados busca fortalecer ainda mais a Feira Central como referência regional na comercialização de produtos diversos, reafirmando o compromisso de melhorias na infraestrutura de distintos pontos do município.
Detalhes técnicos
A empresa responsável pela execução dos trabalhos será a CR Arquitetura e Construção Ltda., com prazo estimado de três meses para conclusão. A retomada da obra atende a uma antiga reivindicação dos feirantes e da população que frequenta a Feira Central, um dos mais tradicionais espaços de comercialização, lazer e convivência de Dourados.
O investimento total será de R$ 3.479.500,24, com parte dos recursos garantidos pela senadora Soraya Thronicke, além de R$ 56.400,32 em contrapartida do município. A intervenção contempla uma área de 3.795 metros quadrados. Primeiramente, permitirá a conclusão da estrutura do local. Consequentemente, proporcionará mais conforto e segurança aos presentes. Além disso, garantirá melhores condições de trabalho aos comerciantes. Por fim, viabilizará um atendimento mais adequado aos consumidores.
O projeto prevê a instalação de cobertura com telhas de aço galvanizado. Ademais, inclui a execução das instalações elétricas e hidrossanitárias. Igualmente, contempla a implantação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Finalmente, abrange a instalação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Fonte: PM Dourados







