Você está visualizando atualmente Dourados participa do programa Itaipu Mais que Energia
O município de Dourados foi um dos convidados para participar em Foz do Iguaçu (PR), do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia.

Dourados participa do programa Itaipu Mais que Energia

Secretário de Desenvolvimento ressalta importância do projeto e possibilidade de trazer recursos para o município

O município de Dourados foi um dos convidados para participar em Foz do Iguaçu (PR), do lançamento do programa Itaipu Mais que Energia.

Dessa forma, o projeto da empresa de energia binacional engloba ações socioambientais, tais como Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão por Bacias Hidrográficas. Ainda se recuperando de uma cirurgia no joelho, o prefeito Alan Guedes que representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti.

Por isso, a cerimônia contou com representantes de todos os 399 municípios do Paraná e dos 35 municípios da região sul do Mato Grosso do Sul, entre eles Dourados.

O programa conta com recursos financeiros da Itaipu distribuídos em quatro modalidades de ações: Saneamento Ambiental; Energias Renováveis; Manejo Integrado de Água e Solo; e Obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.

Contudo, de acordo com Cleriston Recalcatti, o evento considerado histórico, não só para Dourados, como para toda região, com forte impacto nas questões socioambientais em toda a região.

“Vamos poder levar projetos de sustentabilidade, sociais e de infraestrutura com recursos da Itaipu para o nosso município. Agora é trabalhar para viabilizarmos o nosso cadastro e colocar Dourados como um dos contemplados neste grande programa”, afirma o secretário.

Dourados programa Mais que Energia

O programa está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da binacional. Mas, especialmente, nos relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, incluindo a pesquisa e a inovação em áreas de interesse como o turismo e as energias renováveis.

Agenda 2030 da ONU

Com o Itaipu Mais que Energia, a Itaipu oferece uma contribuição concreta à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõe a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, nos 434 municípios que integram essa área de abrangência, totalizando cerca de 11 milhões de pessoas e 200 mil km² de área.

Sendo assim, a Caixa Econômica Federal é parceira da Itaipu na iniciativa, e responde pela gestão operacional dos instrumentos de transferência dos convênios que são realizados com os municípios, o que abrange a avaliação da documentação técnica, o acompanhamento da execução das atividades e o pagamento a fornecedores, garantindo a correta aplicação dos recursos.

Fonte:pmdourados