Você está visualizando atualmente Casos de covid-19 aumentam 80% no mundo e mortes caem 57%
Os números coincidem com a circulação da nova subvariante do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França durante o verão do hemisfério Norte

Casos de covid-19 aumentam 80% no mundo e mortes caem 57%

Desde o dia 6 de agosto, mais de 769 milhões de casos reportados globalmente, além de cerca de 6,9 milhões de mortes

Cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto um aumento de 80% em relação ao período anterior. Durante os mesmos 28 dias, o vírus causou ainda 2,5 mil mortes, uma queda de 57% em relação ao período anterior. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assim, os números coincidem com a circulação da nova subvariante do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França durante o verão do hemisfério Norte.

Os números mostram que, enquanto diversos países registraram queda de novos casos e de óbitos provocados pela doença. A região do Pacífico Ocidental identificou aumento de novas infecções em meio a uma redução nos óbitos.

“Atualmente, os casos relatados não representam com precisão as taxas de infecção devido à redução de testes e relatórios globalmente. Durante esse período de 28 dias, 44% (103 de 234) dos países relataram pelo menos um caso à OMS uma proporção que vem diminuindo desde meados de 2022”, destacou a entidade em comunicado.

Sendo assim, o vírus continua em circulação em todos os países. Continua a provocar mortes e a modificar-se disse o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom na última quarta-feira. A organização alerta que a subvariante EG.5, chamada por alguns cientistas como “Eris”, atualmente a mais detectada, e pode ser a responsável pelo aumento dos sintomas.

A vacinação continua a ser fundamental, e a OMS considerou necessário “intensificar os esforços para aumentar a cobertura vacinal”. Embora elas percam eficácia com o tempo em relação aos contágios, continuam a funcionar como um meio de proteção. Para melhor adaptação às mutações do vírus, os grupos farmacêuticos Pfizer/BioNTech, Moderna e Novavax preparam novos imunizantes direcionados a esta variante.

Fonte: Cnn