Tecnologia que identifica doenças viabiliza o diagnóstico precoce do câncer
A cada dia que passa, são criadas mais tecnologias que auxiliam os tratamentos médicos, e uma dessas novidades mais recentes é uma startup que promete identificar doenças graves com antecedência através de uma inteligência artificial, podendo dar um diagnóstico precoce do câncer.
A empresa do caso se chama Viziomed, focada em prestar serviços para hospitais e para outras empresas da área da saúde. Mesmo sendo muito recente, a startup já se mostra promissora o suficiente para conquistar clientes famosos. Assim como Prevent Senior, Azul Linhas Aéreas e Grupo Big.
A startup tem dispõe de plataforma de inteligência artificial para diagnóstico de exames de imagens radiológicas. A plataforma seleciona, valida, registra e integra as soluções de IA para os provedores.
A tecnologia em questão funciona da seguinte forma: a Viziomed possui acesso a todas as clínicas do país; inclusive tendo acesso a exames como Raio-X, mamografia, tomografias, entre outros. Quando detectado algum problema de saúde, entre os funcionários dos seus clientes, principalmente se for diagnóstico de início de câncer, a empresa envia um alerta para seus parceiros. Em seguida, estes avisos aparecem no quadro do funcionário.
Diagnóstico precoce do câncer evita grandes gastos
A ideia aqui é fazer diagnóstico precoce e assim, evitar grandes gastos com o plano de saúde. Além disso aumenta a eficácia dos tratamentos.
Depois do exame, a Viziomed realiza uma espécie de triagem para classificar os casos conforme a ordem de urgência; todo o processo ocorre muito rapidamente, em apenas segundos um médico pode ser acionado para iniciar o tratamento necessário o mais rápido possível.
Despesas com a saúde dos colaboradores é a segunda maior fonte de gastos das empresas. Isso de acordo com um dos CBO da empresa, Filipe Guerra. “O diagnóstico tardio de doenças graves resulta no aumento exponencial do custo do plano de saúde” afirmou o empresário.
O gasto não é a única preocupação, já é senso comum saber que quanto mais cedo é feito o tratamento, mais oportunidades o paciente tem de se recuperar do câncer. A importância dessa tecnologia não é só econômica.
Foto Freepik