Se você está com dúvidas sobre quando montar a árvore de Natal, confira agora o artigo que preparamos
Quando montar a árvore de Natal? Essa pergunta pode parecer boba para alguns, mas muitas pessoas não sabem se existe data certa para começar a decorar a casa para o Natal. E, para aqueles que gostam do Natal, vale a pena investir na decoração da festa o quanto antes, mas mesmo assim, manter a tradição.
Então, se você está com dúvidas sobre quando montar a árvore de Natal, confira agora o artigo que preparamos. Boa leitura!
Qual a melhor data para montar árvore de Natal?
Segundo a tradição cristã, o dia ideal para montar a sua árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento.
Se você não está familiarizado com este nome, não se preocupe que vamos explicar! É assim que os cristãos chamam as quatro semanas antes do Natal.
Em 2023, por exemplo, o domingo do Advento vai cair no dia 3 de dezembro.
As tradições decorrentes desta data, que é especial para inúmeras pessoas, varia de país para país, de quando deve ser montada a árvore. Um exemplo clássico é Portugal, o dia oficial da montagem da árvore em casa para o Natal é no dia 8 de dezembro, em virtude do Dia da Imaculada Conceição.
Já nos Estados Unidos, ocorre no Dia de Ação de Graças, sendo a quarta quinta-feira do mês de novembro, que é sucedida pela Black Friday.
Se você não vê a hora de montar a sua árvore e já quer programar as festas, utilize a Calculadora de Quantos Dias Faltam da Mobills e veja quantos dias exatamente ainda faltam para chegar!
Dicas para montar a árvore de Natal
Uma dica de suma importância, antes de comprar sua árvore de Natal, é verificar o espaço disponível para que ela se adeque corretamente ao ambiente.
Caso tenha interesse em inovar pode escolher modelos de árvores confeccionados com galhos secos, pedaços de madeira e revistas. Aliás, vale ressaltar que não é necessário montar toda a decoração no dia do Advento, podendo fazer apenas os preparativos.
Ainda seguindo a tradição, a confraternização de montagem da árvore de Natal pode acontecer a cada domingo, acrescentando novos itens na decoração. Seja pisca-pisca na fachada, adornos, entre outros objetos.
Desta maneira, você fica contagiado com o espírito natalino de forma gradual e torna o processo também parte do evento.
Qual é o calendário do Advento de Natal?
Bem como decorar a sua árvore de Natal, você pode fazer com seus filhos o calendário do Advento.
Proposto pelos luteranos alemães há centenas de anos, ele é responsável por fazer a contagem regressiva para o Natal.
Esse calendário realiza a marcação do tempo litúrgico de 24 dias que antecedem a data, ou seja, de 1 a 25 de dezembro.
Em algumas tradições, há o costume de preparar pequenas lembranças e distribuí-las a cada dia como uma preparação para a data.
Posso montar a árvore de Natal mais cedo?
Há diversas tradições sobre quando deve ser montada a árvore de Natal, mas você só precisa segui-las caso queira.
Apesar da Igreja Católica seguir rituais milenares sobre a montagem da árvore de Natal, não é necessário seguir à risca a data.
Segundo especialistas, montar a decoração de Natal mais cedo provoca o aumento das emoções para esta época festiva e proporciona uma nostalgia.
Isso interfere positivamente para todos aqueles que possuem lembranças da infância e se sentem felizes com elas.
Ao mesmo tempo, seguir o calendário litúrgico renova o senso de participação em uma tradição milenar da qual somos herdeiros.
Portanto, cabe a você decidir o que terá maior importância em sua casa e aproveitar os bons momentos.
Qual é a origem da árvore de Natal?
Podendo ser considerada destaque importante do Natal, este item da decoração é de extrema importância. Mas qual seria a origem dela?
Há evidências de que o líder da reforma protestante, Martinho Lutero, montou a primeira árvore de Natal em 1.530, depois de voltar inspirado de um passeio noturno pela floresta sob um céu estrelado. De maneira tradicional, a árvore conhecida como pinheiro utilizada na montagem do Natal, por ser uma das espécies que possuem folhas verdes durante os invernos rigorosos dos europeus e norte-americanos.
Esta simbologia associada ao sentimento de esperança entre os nativos da região que sofrem os rigores climáticos dos invernos do hemisfério norte.
Fonte: mobills