Você está visualizando atualmente CULTURA MS: Festival da Rapadura de Furnas do Dionísio nesse fim de semana
Festival da Rapadura de Furnas do Dionísio é patrimônio histórico e cultural do MS.

CULTURA MS: Festival da Rapadura de Furnas do Dionísio nesse fim de semana

Acontece no próximo final de semana, dias 12 e 13 de novembro em Jaraguari

Começa oitava edição do Festival da Rapadura de Furnas do Dionísio, em Jaraguari. O evento, já consagrado no calendário sul-mato-grossense, terá shows, comida, artesanato e muito mais.

Dessa forma, a entrada gratuita, a programação tem início no sábado (12), às 8h30, e terá barracas com comidas típicas e produtos como melado, açúcar mascavo, farinha de mandioca, doce de frutas e queijos.

Haverá também um delicioso almoço com churrasco, sendo este o ingresso no valor de R$ 30,00. Então, o cardápio terá ainda macarrão com frango e arroz com guariroba, um dos pratos típicos da gastronomia sul-mato-grossense.

Por isso, os shows serão dos artistas locais Paulinho Sertanejo, grupo Uirapuru, Laço de Ouro, Lennon Macedo, Tonny Massa e Grupo Zingaro. Mas, o Festival ainda terá espaço para artesanato e outras apresentações culturais.

O Festival da Rapadura declarado patrimônio histórico e cultural do MS em 2016. Então, a festa conta com apresentações de danças típicas, como Catira, Dança do Engenho Novo e capoeira. Atualmente a comunidade é formada por cerca de 130 famílias.

Furnas do Dionísio

O quilombo Furnas do Dionísio reconhecido oficialmente pelo Incra como comunidade quilombola em 24 de abril de 2009. Localizado no município de Jaraguari, ocupa uma área de 1.018,2796 hectares e está a aproximadamente 35 Km ao norte de Campo Grande.

Contudo, a  comunidade Furnas de Dionísio fundada em 1890, após a abolição da escravatura, decretada em 1888. O “seu” Dionísio Antônio Vieira e sua família, vindos de Minas Gerais, levantaram a primeira casa, feita de pau a pique, sapê e muita argila.

No início do século XX, o comércio era praticado no quilombo, com venda de produtos como querosene e sal. Mas, devido a proximidade com a capital, o transporte era feito em animais ou carro de boi. Os produtos de Furnas de Dionísio tornaram-se famosos pela sua qualidade.

 

Fontes: ucdb, jd1