No momento, você está visualizando Conferência em Campo Grande debate metas da educação de MS para os próximos 10 anos
Conferência em Campo Grande debate metas da educação de MS para os próximos 10 anos. O evento começa nesta quarta-feira (24) e segue até quinta-feira (25). Foto: agência brasília

Conferência em Campo Grande debate metas da educação de MS para os próximos 10 anos

Conferência em Campo Grande debate metas e diretrizes que vão nortear a educação estadual até 2036; evento começa hoje (24)

Nos próximos dois dias, representantes de escolas, universidades, sindicatos, gestores públicos e entidades da sociedade civil estarão reunidos em Campo Grande em uma conferência para discutir um documento que servirá de guia para a educação de Mato Grosso do Sul pelos próximos dez anos.

A Conferência Estadual de Educação começa nesta quarta-feira (24) e marca uma das etapas decisivas da construção do novo Plano Estadual de Educação (PEE-MS) para o período de 2026 a 2036.

O encontro será realizado em dois locais da Capital. No primeiro dia, os debates acontecem no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Já na quinta-feira (25), as atividades serão transferidas para o Centro Universitário Insted. A proposta é consolidar sugestões e demandas levantadas anteriormente em conferências municipais e espaços de participação social em todo o estado.

O novo Plano Estadual de Educação definirá metas, estratégias e diretrizes que irão orientar as políticas públicas educacionais de Mato Grosso do Sul ao longo da próxima década. Além disso, o documento também servirá de referência para ações voltadas à ampliação do acesso à educação e melhoria da qualidade do ensino. Além de valorização dos profissionais e fortalecimento da gestão democrática.

A presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Deumeires Morais, destacou a relevância da participação dos profissionais da área no processo de elaboração do plano.

Participação da categoria reforça debate sobre investimentos e qualidade da educação

Segundo ela, a conferência representa um espaço estratégico para discutir investimentos. Além de metas educacionais e políticas públicas capazes de garantir uma educação pública de qualidade em todas as regiões do estado.

Por outro lado, a dirigente também defendeu que o novo planejamento reflita as necessidades das escolas, dos estudantes e das comunidades escolares. Considerando as diferentes realidades encontradas nos municípios sul-mato-grossenses.

O professor Onivan de Lima Correa, coordenador do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS) e vice-presidente da Fetems, afirmou que a conferência resulta de um processo de construção coletiva. Iniciado nos municípios e que avança agora para a etapa estadual.

De acordo com ele, as propostas debatidas durante o encontro ajudarão a definir os objetivos e estratégias que nortearão as ações educacionais do estado até 2036. Dessa forma, fortalecendo mecanismos de participação social e gestão democrática.

O Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul coordena a conferência em parceria com o Conselho Estadual de Educação. A Secretaria de Estado de Educação e o Governo do Estado.

Alinhamento ao Plano Nacional de Educação

A elaboração do novo Plano Estadual de Educação ocorre em sintonia com o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Sancionada neste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento estabelece as diretrizes da política educacional brasileira para o período de 2026 a 2036.

Entre as metas previstas no novo PNE está a ampliação gradual dos investimentos públicos em educação. Que deverão, sobretudo, alcançar 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) até o sétimo ano de vigência e 10% ao final do período.

O plano nacional reúne 19 objetivos, 73 metas e 372 estratégias voltadas à melhoria da qualidade do ensino, redução das desigualdades educacionais, fortalecimento do Sistema Nacional de Educação e criação de mecanismos permanentes de monitoramento dos resultados alcançados por estados e municípios.

Em conclusão, com a realização da conferência em Campo Grande, Mato Grosso do Sul avança em uma das etapas mais importantes para definir os rumos da educação pública estadual na próxima década. Estabelecendo prioridades que deverão orientar investimentos e políticas educacionais até 2036.

Fonte: PEE-MS