No momento, você está visualizando Começou o Leilão de terminal portuário de Porto Murtinho
Começou (20) o leilão do Terminal Portuário de Porto Murtinho, que continua até o dia 27 deste mês de janeiro. Foto: Divulgação

Começou o Leilão de terminal portuário de Porto Murtinho

Edital exige o envio de “proposta inicial” até o dia 24 (sexta) como condição de participação com emissão de lances

O leilão eletrônico do Terminal Portuário de Porto Murtinho iniciou na manhã desta segunda-feira (20), às 9h (horário de MS), e seguirá até o próximo dia 27 de janeiro, também às 9h. Bem como, o complexo, localizado na área central de Porto Murtinho, às margens do Rio Paraguai, possui 47.368,81 m² e inclui estruturas e equipamentos logísticos.

A princípio, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD/MS), conduz o processo após o término da concessão anterior com uma empresa privada.

Como participar do leilão do Terminal Portuário de Porto Murtinho

Os interessados em participar precisam enviar uma “proposta inicial” (Anexo VI do edital) para o e-mail proposta@reginaaudeleiloes.com.br até 72 horas antes do encerramento da sessão pública, ou seja, até 24 de janeiro (sexta-feira). No entanto, após essa etapa, os candidatos deverão se credenciar na plataforma www.reginaaudeleiloes.com.br, onde o leilão será realizado.

Aqueles que não participaram da vistoria oficial ao terminal, realizada entre os dias 15 e 17 de janeiro, deverão preencher uma “declaração de dispensa de vistoria do imóvel” para participar do processo. Além disso, é necessário assinar a “Declaração de inexistência de condenação por exploração de trabalho infantil, trabalho escravo ou contratação irregular de adolescentes”, além de outros documentos especificados no edital, disponível no site da leiloeira: Link para edital.

Desse modo, o lance inicial para o lote único é de R$ 16.665.000, com incrementos mínimos de R$ 50.000 entre os lances.

Estrutura do terminal

O arrematante do terminal assumirá uma área de quase cinco hectares com equipamentos e estruturas completas para operações logísticas, incluindo:

  • Galpão industrial misto (3.783 m²);
  • Balança rodoviária;
  • Tulha, guarita e via de acesso;
  • Compressores, centro administrativo e plataforma de descarga;
  • Elevador industrial, correias transportadoras, moega e sistema de aeração;
  • Rodoanel asfaltado, que permite o tráfego de cargas sem passagem pela área urbana.

Potencial da região com a Rota Bioceânica

Porto Murtinho tem ganhado destaque com o desenvolvimento da Rota Bioceânica. Que conecta o Brasil ao Paraguai, Argentina e Chile, permitindo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Contudo, a cidade, com menos de 20 mil habitantes, experimenta um boom imobiliário, impulsionado pelo início da construção da ponte sobre o Rio Paraguai. Que terá 1.294 metros de extensão e ligará Porto Murtinho (BR) a Carmelo Peralta (PY).

Consideram o Terminal Portuário, posicionado estrategicamente na Hidrovia Paraguai-Paraná, um ativo essencial para operações multimodais, reduzindo custos logísticos e tempos de transporte.

Informações adicionais

Por fim, mais detalhes sobre o credenciamento e o processo podem ser obtidos com a equipe leiloeira pelos telefones (67) 3363-5417 e (67) 98124-8953, ou pelo e-mail sac@reginaaudeleiloes.com.br.

Fonte: Gov.MS