No momento, você está visualizando Sesau leva serviço móvel de exames do CCZ ao Jardim Noroeste nesta sexta-feira (30)
CCZ Serviço Móvel de Exames protege saúde animal em CG. Ação se concentra no Bairro Jardim Noroeste nesta sexta-feira (30) Foto: PM CG

Sesau leva serviço móvel de exames do CCZ ao Jardim Noroeste nesta sexta-feira (30)

CCZ Serviço Móvel de Exames promove saúde animal em Campo Grande

O projeto “CCZ nas Ruas Serviço Móvel de Exames” estará nesta sexta-feira (30), no Bairro Jardim Noroeste. O projeto oferece gratuitamente exames para cães e gatos. Também disponibiliza serviços de identificação de animais peçonhentos, principalmente escorpiões. A ação acontece das 8h às 11h30 na ConstruaGro, localizada na Rua Indianápolis, nº 1575.

A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ). Esta, por sua vez, está vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços de diagnóstico. Além disso, visa fortalecer a vigilância das zoonoses, primordialmente em regiões de maior vulnerabilidade social.

“Essa ação é importante, pois acessa pessoas que talvez não teriam condições de ir até o CCZ. Além disso, permite realizar os exames que o nosso laboratório oferece. Dessa forma, o projeto aumentará ainda mais a vigilância das zoonoses. Ademais, fortalece o controle de animais peçonhentos nas regiões de vulnerabilidade social”, destaca o médico veterinário Cleber Galvão, gerente técnico do laboratório da CCZ.

Exames e serviços oferecidos

Durante a ação, a equipe do CCZ realiza

  • Teste rápido para Leishmaniose em cães, doença grave que pode ser transmitida para humanos e exige diagnóstico precoce para garantir o controle e tratamento adequado.
  • Exame de microscopia para Esporotricose em gatos, uma infecção fúngica que também tem potencial de transmissão para humanos, sendo fundamental a identificação rápida.
  • Identificação de espécies de escorpiões, caramujos e taturanas, com orientação à população sobre riscos e medidas de controle desses animais peçonhentos.

Além dos exames, a ação tem caráter educativo, com a exposição de exemplares vivos de escorpiões, caramujos e taturanas, utilizados para conscientizar a população sobre os riscos e as formas corretas de manejo e prevenção.

Compromisso com a saúde pública

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, a ação reflete o compromisso da gestão em levar saúde pública de qualidade para todos os cantos da cidade.

“Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde, inclusive no cuidado com os animais e na prevenção das zoonoses. O trabalho da CCZ nas comunidades é fundamental para proteger não só a saúde dos animais, mas também das famílias campo-grandenses”, afirma Rosana Leite.

Para realizar os exames, é necessário que o tutor leve seu animal e apresente documentos pessoais.

Fonte: PM CG