No momento, você está visualizando Subea divulga programação de junho do Consultório Móvel
Subea divulga programação de junho. Atendimentos serão realizados por distribuição de senhas, sendo 10 para consultas e 5 para castração, por período Foto: PM CG

Subea divulga programação de junho do Consultório Móvel

Programação de junho da Subea oferece consultas, vacinas e diversos outros serviços

A Prefeitura de Campo Grande, através da Superintendência de Bem-Estar Animal (SUBEA) divulga a programação de junho do consultório móvel veterinário. Asim, a iniciativa visa facilitar o acesso a serviços de saúde animal para a população, oferecendo consulta veterinária, bem como vacina antirrábica, vacina polivalente (para caninos) vermífugo, carrapaticida e microchipagem. Além disso, oferece avaliação para castração em uma das clínicas credenciadas com a prefeitura, tudo de forma gratuita, para os tutores de cães e gatos.

A ideia é reforçar a importância dos cuidados preventivos contribuindo sobretudo para a saúde pública, assim como para o controle populacional de animais.

Os atendimentos serão realizados por distribuição de senhas. Dessa forma, serão 10 para consultas e 5 para castração, por período. Logo, para o atendimento, é necessário que o tutor leve documento com foto, comprovante de residência e o comprovante de cadastro no NIS atualizado nos últimos 24 meses. Nesse sentido, é importante que os tutores mantenham os animais devidamente contidos com coleiras ou em caixas de transporte.

Subea em Ação

Assim como oferece atendimento no Consultório Móvel, a superintendência também realiza ações pontuais em alguns pontos da cidade e, primordialmente, isso ocorre sempre a convite de alguma outra secretaria municipal ou associação de moradores.

Portanto, essas parcerias são fundamentais, pois, por meio delas, é possível ampliar o alcance dos serviços oferecidos à população. Ademais, essas ações ocorrem apenas em um dia e, geralmente, por um período determinado. Assim, mesmo em um tempo limitado, são levados os mesmos serviços ofertados no ônibus, garantindo, desse modo, que a comunidade tenha acesso a atendimentos essenciais como resultado.

Além disso, a integração entre diferentes setores e entidades contribui para a efetividade das atividades, já que possibilita a identificação das necessidades locais. Portanto, a Subea em Ação representa uma estratégia importante para promover saúde e bem-estar em diversos bairros, ao passo que fortalece a colaboração entre órgãos públicos e sociedade civil.

Confira os locais e datas de atendimentos em junho

2 a 6 de junho

Centro de Convivência Tijuca 
Rua Piassanguaba, 1145/Tijuca
8h às 11h e 13h às 15h

9 a 12 de junho

Centro Comunitário Conj. União 
Rua João Mizael Mamoré, 560/Conj. União
8h às 11h e 13h às 15h

16 de junho

Associação de Moradores José Abrão
Rua Armando Holanda, 230/José Abrão
8h às 11h

17 de junho

Arena Buracanã 
Av. Carlinda Pereira Contar/Bosque da Esperança
8h às 11h

23 a 27 de junho

Cras Renato Pereira Guedes
Av. Herálito Diniz Figueiredo, s/n; Estrela do Sul
8h às 11h e 13h às 15h

Sobre o abandono e maus-tratos contra animais

Conforme a Lei 9.605/98, o abandono de animais é crime. Dessa forma, desde 2020, com a Lei 14.064/20, os maus-tratos contra cães e gatos passaram a ter pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e por fim, proibição da guarda.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, “tem difinição de maus-tratos qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência, provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.” (Resolução 1.236/2018).

Fonte: PM CG