Robótica, Montagem de Computadores de Alto Desempenho (PC Gamer) e Manutenção de Celulares, esses três cursos estão com inscrições abertas para estudantes de 14 a 21 anos
As aulas dos cursos começam dia 3 de fevereiro, são presenciais e acontecem dentro da Carreta Digital, estacionada no Instituto Mirim de Campo Grande (Av. Fábio Zahran, n. 520) Campo Grande–MS. Desse modo, são 500 vagas no total, com turmas de manhã e à tarde. A saber, sendo 10 horas de carga horária para cada curso, com duração de uma semana e aulas de duas horas por dia.
“Cada vez mais, o mercado de trabalho vem incorporando novas profissões ligadas à tecnologia e à inovação. Por isso, os estudantes devem aproveitar o projeto e mergulhar nos 3 cursos”, afirma o professor Marcelo Turine da UFMS, coordenador regional da Carreta Digital em Mato Grosso do Sul.
Carreta Digital está com inscrições abertas para cursos de tecnologia gratuitos a estudantes de Campo Grande, veja mais detalhes sobre
A Carreta Digital é um laboratório móvel equipado com tecnologia de ponta – sala de aula com notebook, acesso à Internet, kits de robótica e impressora 3D. O professor Marcelo Fiche da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP), idealizador do projeto, diz que “os cursos ajudam a desenvolver competências importantes como lógica. Matemática e física. Formando futuros profissionais que, além de apoiarem suas famílias, poderão impulsionar a transformação digital nas cidades”.
A estudante Thaylla Auta, 17 anos, entende que a sua geração precisa acessar esse conhecimento. E relata que “tem gente na nossa sala que não tem celular, internet, computador e tudo hoje é pela Internet.”
Inscrições abertas
Contudo, a inscrição é gratuita e aberta a todos os estudantes de escolas públicas
e pode ser realizada pelo formulário online da UFMS.
Carreta Digital
O Ministério das Comunicações, a Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) realizam o projeto Carreta Digital por meio de uma parceria.
Por fim, no Brasil, teve início em 2024. E já percorreu o Distrito Federal e os Estados de Mato Grosso do Sul, Roraima, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E pretende formar 15 mil jovens até o final de 2026.
Fonte: Gov.MS