Você está visualizando atualmente Campo Grande leva vacinação contra Covid-19 a áreas mais afastadas, neste sábado
Intenção é oportunizar o atendimento às pessoas que eventualmente deixaram de tomar a vacina, seja por falta de tempo ou até mesmo dificuldade de acesso

Campo Grande leva vacinação contra Covid-19 a áreas mais afastadas, neste sábado

Hoje, 14 de agosto: ação itinerante da prefeitura de  vacinação contra a Covid-19, também, inclui locais com grande circulação de pessoas

Prefeitura de Campo Grande iniciará uma ação itinerante para a vacinação contra  Covid-19, a partir deste sábado (14). Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) irão percorrer comunidades de maior vulnerabilidade e locais com grande circulação de pessoas. Desse modo, farão a busca ativa e atendimento da população. Isso inclui terminais de ônibus, praças, feiras, vias públicas e supermercados.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o objetivo da vacinação contra Covid-19 itinerante é facilitar o acesso da população à vacina. Portanto, pretende-se ampliar a cobertura vacinal do Município.

Vacinação contra Covid-19 itinerante oportuniza o atendimento

“A nossa intenção, portanto, é oportunizar o atendimento às pessoas que eventualmente deixaram de tomar a vacina, seja por falta de tempo ou até mesmo dificuldade de acesso. Essa é uma forma que nós escontramos de incentivar a vacinação e, consequentemente, imunizar o maior número possível de campo-grandenses”, diz.

A proposta, dessa forma, é realizar a ação ao menos uma vez por semana em um local diferente, seguindo cronograma a ser estabelecido e divulgado pela Sesau, o que também estará condicionado à disponibilidade de doses, considerando que o trabalho deverá ser complementar à rotina já instituída de vacinação nas unidades de saúde, drives e polos.

Maneira pontual nestas ações itinerantes

No entanto, o secretário explica que a vacinação também poderá ocorrer de maneira pontual nestas ações itinerantes. Ou seja, dependem das doses disponíveis no município. Se elas forem suficientes abre-se para aplicação nos demais locais.

“Podemos concentrar estas doses residuais e também a nossa força de trabalho nas ações itinerantes, evitando assim que haja uma interrupção completa na vacinação, como acorreu em algumas ocasiões”, complementa.

Primeira vacinação contra Covid-19 itinerante

A primeira ação será realizada neste sábado, dia 14 de agosto, nos bairros Dom Antonio Barbosa e Santa Luzia.  O atendimento acontecerá de 8h às 17h. A vacinação irá seguir o calendário estabelecido pela Sesau.

Locais

Fraternidade Despertar
Rua São Carlos 577 – Santa Luzia

Fraternidade Despertar II
Rua Adelaide Maia Figueiredo 1879
Dom Antônio Barbosa

Imunização

Desde o início da vacinação emergencial, 19 de janeiro, já foram aplicadas 901.704 doses de vacinas contra a Covid-19 na Capital. Desse modo, até o momento, 545.474 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, equivalente a 60.2% de toda a população campo-grandense. Assim, destas, 356.230 foram vacinadas com as duas doses ou dose única, o que representa uma cobertura de 39.31%.

Campo Grande atingiu 80% das pessoas com mais de 18 anos vacinadas com a primeira dose. Se consideramos somente a população adulta, aproximadamente 676 mil pessoas, Além disso,  52% com as duas doses ou dose única. Isso, coloca a cidade em primeiro lugar em cobertura vacinal entre todas as capitais do país. Segundo relatório divulgado nesta semana pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS).