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O IDEB da Reme teve crescimento de 0.2 em relação à avaliação anterior aplicada em 2019 e divulgada em 2020, com nota 5.0

Campo Grande é destaque no Ideb com índice acima da média

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, pelo INEP, para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino

A Rede Municipal de Ensino de Campo Grande é destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apresentado nessa quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com índice de 5.2 nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. A Reme é destaque, pois apresenta IDEB acima da média nacional que é de 5.1.

Sendo assim, o IDEB da Reme teve crescimento de 0.2 em relação à avaliação anterior aplicada em 2019 e divulgada em 2020, com nota 5.0. O resultado positivo teve alcance mesmo durante o período de aulas presenciais suspensas devido a pandemia, e posteriormente com atividades remotas e escalonadas nas unidades escolares, já que a avaliação teve a  aplicação no ano de 2021.

“ De fato, este resultado com certeza é devido a um esforço conjunto da família e dos profissionais da educação. Aliás, os professores, durante a suspensão das aulas presenciais, atuaram de forma ímpar. Portanto, utilizando a criatividade e diversos recursos para garantir o acesso do aluno ao ensino”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

IDEB de Campo Grande

O crescimento no índice nacional representa o compromisso com a Educação, que não parou durante o período da pandemia. As escolas ficaram abertas, com a atuação da equipe administrativa e pedagógica, para distribuir os cadernos de atividades e também entregar os kits merenda e de hortifrúti, com mais de 214 mil unidades entregues entre março de 2020 e julho de 2021, para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além disso, as aulas continuaram de forma remota e presencial escalonada no segundo semestre de 2021. Aliás, o retorno 100% presencial das aulas ocorreu no ano letivo de 2022.

Desde a suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com as unidades escolares e os profissionais da educação, atuou de maneira intensiva para garantir a continuidade do ensino para os alunos da Reme.

Aulas na pandemia ajudou no resultado do Ideb em Campo Grande

No período da pandemia as aulas ficaram disponíveis por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE, e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade e adaptação de cada turma. E para o aluno sem acesso à internet teve disponibilizado o caderno da Reme de acordo com o ano escolar, que oferece subsídios iniciais básicos a partir dos conteúdos desenvolvidos de forma contínua ou complementar.

“Diante da situação que a educação, no mundo todo e no Brasil, enfrentou, recebemos o resultado com satisfação. Realmente conseguimos atender os alunos com o ensino remoto, de diversas maneiras, com o uso da tecnologia, e também com os cadernos de atividades impressos.

Tivemos o cuidado de oferecer aulas por meio da televisão e rádio, com a Rádio e TV Reme, além do YouTube. Assim, as aulas gravadas pelos professores e disponibilizadas em diferentes plataformas. Assim, até os alunos das áreas rurais, mais distantes da Capital, receberam os materiais de alguma forma”, explica o secretário-adjunto de Educação, Waldir Leonel.

Estratégia 

Como parte da estratégia para o ano letivo de 2021, que iniciou de maneira remota e teve aulas presenciais escalonadas a partir do segundo semestre, a Semed implantou o caderno de atividades diagnósticas, que ajudou a avaliar o aprendizado dos alunos e também a direcionar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas. As atividades diagnósticas propostas na época, aos alunos do ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, tiveram como objetivo avaliar a aprendizagem no ano letivo de 2020 e se as ferramentas disponibilizadas para as aulas remotas – por conta da pandemia de covid-19 – foram bem recebidas e utilizadas de maneira apropriada pelos estudantes.

Além disso, o atendimento remoto aos estudantes ocorreu com a utilização de plataformas tecnológicas, internet, televisão, rádio e os cadernos impressos distribuídos pelas unidades e divididos em caderno de experiências (para alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs), atividades (pré-escola) e caderno-base (do 1º ao 9º ano do ensino fundamental).

O “Atendimento On-line Reme”, para os alunos de todas as etapas – desde o grupo 1 ao 9° do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos (EJA) – da Reme teve a implantação a partir do segundo semestre de 2021, com o retorno presencial escalonado. Por meio do serviço, os estudantes puderam tirar dúvidas da área pedagógica, relativas ao conteúdo.

 IDEB acima da média

“O ensino remoto ocorreu com toda a qualidade, atendendo os alunos da Reme nos aspectos pedagógico e tecnológico. No retorno escalonado tivemos o atendimento on-line, e a partir deste ano também estamos atuando na equiparação da aprendizagem. Com estratégias específicas voltadas à formação dos professores alfabetizadores, escolas integrais e demais unidades. E estratégias que vão garantir que a área pedagógica seja sempre eficiente”, lembra a superintendente de Gestão das Políticas Educacionais (SUPED), Alcione Valadares.

O IDEB em Campo Grande dos anos iniciais do ensino fundamental mantém-se acima da média, em 5.4. “Estamos com ações para garantir a aprendizagem dos alunos”, disse a superintendente. São programas específicos para a alfabetização e leitura, acompanhando os anos iniciais para garantir o aprendizado nesta fase, que é tão importante. O IDEB nacional para esta etapa de ensino foi de 5.8, com queda de 0.1: em 2019 o índice era de 5.9.

“Com o retorno das aulas 100% presenciais, em março de 2022, cada escola também passou a atuar para equiparar o ensino-aprendizagem. Nosso foco principal é na parte pedagógica, para que nossos alunos tenham os efeitos da pandemia na parte educacional, minimizados ao máximo”. Afirmou a secretária Municipal de Educação, Alelis Izabel Gomes.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica criado em 2007, pelo INEP. Para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Nele, o índice tem o cálculo feito pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de proficiências nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Assim, a última avaliação teve a aplicação em 2021 e os índices divulgados nessa quinta-feira (16).

O IDEB agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP. A possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino.

Fonte: PM de Campo Grande