Você está visualizando atualmente Prefeita realiza a entrega de novo equipamentos para agricultura
Dos 24 equipamentos, 14 serão para 7 comunidades agrícolas e 10 ficarão na Prefeitura para uso nas ações na agricultura familiar

Prefeita realiza a entrega de novo equipamentos para agricultura

Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes fez nesta quinta-feira (15) a entrega de equipamentos para agricultura à Associação de Mulheres Produtoras Rurais da Gameleira e Região. O objetivo é acelerar o processo de produção da agricultura familiar da região. A Comunidade, localizada a cerca de 25 km do centro da Capital, tem 48 famílias que atuam na agricultura familiar, e a partir desta ação do Executivo Municipal, cerca de 200 pessoas terão o beneficio diretamente. Foram entregues uma Calcareadeira (3,5 Ton), uma Carreta Agrícola (4 toneladas) e uma Ensiladeira.

“Estamos garantindo o apoio e o suporte necessário para o desenvolvimento da agricultura familiar em Campo Grande. Além disso seguimos na busca de parcerias, essas que são fundamentais e que têm somado às ações da Prefeitura”, disse a Prefeita.

Portanto, no local, são feitas produções de hortaliças e mandioca, além da criação de suínos, galinhas e incentivo à produção leiteira. Com os equipamentos, por exemplo, os produtores de leite irão diminuir o tempo para colheita e trituração do BRS Capiaçu, utilizado para alimentação das 28 vacas do local.

 Equipamentos Agricultura entregue pela prefeita irá aumentar a produção

Segundo o presidente da Cooperativa da Gameleira, Flavio Pereira, os produtores estão em processo de criação de uma agroindústria leiteira, que é um ambiente que no mesmo local, a partir do leite, tem produção de queijos, requeijão, iogurtes, manteigas e outros.

“Agora, para alimentar as vacas, não será preciso cortar no facão e triturar, que é o que estávamos fazendo. Com esses equipamentos, será viabilizado o aumento da nossa produção, que hoje é de 28 vacas e passe para 450 produzindo leite”, explicou Pereira.

Atualmente a produção no local é de 60 litros de leite por dia, após a implementação da agroindústria, serão 3 mil litros/dia. “Normalmente, 70% das vacas vão produzir leite. Os outros 30% são vacas secas ou que vão parir, que é o giro. Se pensarmos nessa quantidade de vacas dando em média 12 litros por dia, isso vai mudar a realidade da Gameleira toda”, pontuou o presidente.

Equipamentos são fundamentais

A presidente da Associação de Mulheres Produtoras Rurais da Gameleira e Região, Agnes Christina Paná Barbosa Cândido acrescentou que os equipamentos recebidos serão fundamentais para todos os produtores da região.

“Os equipamentos terão a utilização para o melhoramento de pastos, corrigir a pastagem principalmente neste momento em que a cooperativa está criando uma agroindústria na área do leite. Além disso, a agricultura familiar produz verduras e hortaliças e todo nosso trabalho será impactado pelo fomento que estamos recebendo”, complementou.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul. A entrega à associação da Gameleira foi feita pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro). Cumprindo mais uma etapa no processo de fomento à agricultura familiar do município.

“Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar, para que ela seja um grande diferencial na economia do município, gerando emprego e renda. De fato, os equipamentos já começam a fazer a diferença no trabalho desenvolvido nas comunidades agrícolas. Contribuindo para o desenvolvimento econômico da Capital”, afirmou o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.

Em junho deste ano a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) entregou à Prefeitura de Campo Grande 24 maquinários agrícolas no valor de R$ 1,905 milhão. Aliás, com objetivo de contribuir para melhorar a mecanização, trazendo mais agilidade nas atividades e reduzindo o tempo de trabalho dentro das comunidades.

Assim, dos 24 equipamentos, 14 serão para 7 comunidades agrícolas e 10 ficarão na Prefeitura para uso nas ações na agricultura familiar. Sendo assim, essas 7 comunidades têm cerca de 380 famílias cadastradas, o que impacta diretamente a vida de 1.520 pessoas.

Fonte: PM de Campo Grande