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Cabelo preto no centro das atenções, London Fashion Week se concentra na identidade

Um poema escrito na sequência da guerra de seis dias da Síria em 1967, os distúrbios de Brixton de 1985 e a alegria e o peso da herança foram todos refletidos nos principais desfiles da semana de moda deste ano em Londres, quando a identidade política assumiu o centro do palco.

E isso não foi diferente no último desfile da estilista britânica Priya Ahluwalia, que colocou o cabelo preto na frente e no centro. O cabelo afro continua a ser político: no local de trabalho, nas escolas e em uma sociedade que não o conecta à identidade. É até a estrela de sua própria sátira literária em The Other Black Girl de Zakiya Dalila Harris.
“O filme é mais uma celebração do cabelo preto e convida as pessoas a parar e pensar sobre isso de uma maneira muito bonita”, diz Priya Ahluwalia.

Mas para Ahluwalia, que tem herança nigeriana e indiana e cujo show foi apresentado por meio de uma curta apresentação digital, ela queria que as pessoas também pensassem nisso como algo belo.

“O filme é mais uma celebração [do] cabelo preto e convida as pessoas a parar e pensar sobre isso de uma forma realmente bonita”, disse a estilista ao Guardian. “Uma coisa que eu sempre dizia ao desenvolver o filme é que cabelo preto costuma ser usado contra mulheres negras e eu realmente queria que esse projeto fosse colocar cabelo preto em um pedestal como uma coisa bonita. Acho que criar o filme é inerentemente político, embora o tema não seja. ”

A apresentação, Parts of Me, acontece em um barco migrante e, apesar de sua brevidade com menos de três minutos de duração, toca na saudade, pânico e esperança em torno da experiência da diáspora. Filmado em tons de azul aquamarine nebuloso e verdes jade com uma trilha sonora de sonho de Kelly Moran, o filme usa imagens austeras e rapidamente cortadas, inspiradas nas fotos de JD ‘Okhai Ojeikere, bem como em pôsteres antigos de salão de beleza, para mostrar seu ponto de vista.

Há uma montagem hip-hop de nail art, um lenço de pescoço de marinheiro e os designs de onda da marca registrada de Ahluwalia, que se misturam como mapas ou DNA, todos referenciando a tensão e a esperança da migração.

Fonte: TheGuardian