Você está visualizando atualmente Boxe: Abner Teixeira conquista medalha de bronze para o Brasil
Boxe: Abner Teixeira ganhou bronze em Tóquio - Foto: COB

Boxe: Abner Teixeira conquista medalha de bronze para o Brasil

O brasileiro perdeu a semifinal para o cubano Julio La Cruz na categoria peso pesado

O pugilista Abner Teixeira, 26, conquistou a medalha de bronze no boxe nos Jogos de Tóquio na manhã desta terça-feira (3). O brasileiro perdeu a semifinal para o cubano Julio La Cruz, 31, na categoria peso pesado (entre 81 quilos e 91 quilos).

Abner pisou no ringue com o bronze garantido -no boxe não há disputa pelo terceiro lugar. Os dois semifinalistas derrotados ficam com o bronze.

O brasileiro, porém, sonhava ir à decisão da medalha de ouro. A missão de Abner era bem complicada diante do experiente cubano Cruz, campeão olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro-2016.

No primeiro round, os dois pugilistas acertaram bons golpes, mas La Cruz foi quem se sobressaiu no fim. No segundo e, principalmente, no terceiro round, o cubano teve volume maior de golpes.

Abner começou bem a luta e até acertou forte direto na cabeça e no corpo do rival, mas, aos poucos, a experiência do cubano, ouro olímpico na Rio-2016, e quatro vezes campeão mundial nos meio-pesados, fez a diferença na disputa.

Boxe diferenciado

La Cruz soube encurtar a distância e foi mais preciso na troca de golpes. Abner teve problemas para acertar seus fortes cruzados, optou por ataques na cintura do rival, que não tiveram sucesso. O cubano baixou a guarda e ainda obteve vantagem importante no final dos três rounds disputados.
O pódio de Abner é um dos oito do boxe brasileiro em olimpíadas. Servílio de Oliveira foi bronze no México-1968, depois Esquiva Falcão, Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo subiram no pódio em Londres-2012. Robson Conceição foi campeão na Rio-2016.

Brasil tem 13 medalhas

Com a derrota de Abner, o Brasil passa a contabilizar 13 medalhas nas Olimpíadas, sendo, agora, sete de bronze, além de três de ouro e três de prata. Mas estão garantidas outras duas medalhas no boxe, com Beatriz Ferreira (até 60kg) e Hebert Sousa (até 75kg), que já avançaram às semifinais. Além disso, o futebol masculino será ouro ou prata.

Ft: folhape -Foto: COB