Cartão MEI será isento de anuidade e terá funções de débito e crédito
O Governo Federal anunciou (16) o lançamento do Cartão MEI, ferramenta financeira voltada exclusivamente a Microempreendedores Individuais (MEIs) e que estará disponível nas modalidades de débito e crédito. O cartão, oferecido pelo Banco do Brasil, será isento de anuidade e busca facilitar as operações comerciais do segmento.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e o Banco do Brasil. De acordo com Marcelo Gomes, diretor de MPE do Banco do Brasil, o cartão foi projetado para atender às demandas específicas dos Microempreendedores. “Não estamos apenas oferecendo um cartão, mas uma ferramenta que facilita o dia a dia dos empreendedores”, afirmou Gomes, no evento de lançamento, em Brasília (DF).
O Cartão MEI para Microempreendedores oferece acesso via QR Code ao Portal do Empreendedor do Governo Federal.
Ele destacou que o cartão oferece não apenas parcelamento de faturas e isenção de anuidade, mas também acesso via QR Code ao Portal do Empreendedor do governo federal. “O empreendedor poderá usar o cartão como forma de identificação, comprovando que é pessoa jurídica e facilitando seu relacionamento comercial.” Comentou José Ricardo, vice-presidente de negócios do governo e sustentabilidade empresarial do Banco do Brasil.
Para Marcio França, ministro do MEMP, empreendedor terá a oportunidade de apresentar um meio de identificação oficial, demonstrando que está em conformidade e regularizado. “Além disso, a plataforma associada oferece uma maneira crucial de garantir segurança tanto para o consumidor quanto para o empreendedor”, comentou. O Cartão MEI era um desejo de França desde que assumiu a pasta há cerca de nove meses.
O cartão ainda oferecerá acesso à plataforma Universo Ourocard, que conta com ferramentas de engajamento e capacitação. Contudo, segundo o BB, outros bancos poderão aderir à iniciativa no futuro, ampliando o alcance do produto.
Na cerimônia, três empreendedoras receberam o cartão de forma simbólica. Por fim, o instrumento já está disponível para as contas MEI no Banco do Brasil.