Você está visualizando atualmente APOIO DO SENAR/MS: Produtor de leite reduz custos e bate recorde de produção
Produtor de leite reduz custos e bate recorde de produção com orientações do Senar/MS. Após reformular rebanho e ampliar ordenha

APOIO DO SENAR/MS: Produtor de leite reduz custos e bate recorde de produção

Com orientações do Senar/MS chegou a 195 litros de leite/mês

O produtor de leite reduz custos e bate recorde de produção com orientações do Senar/MS. Isso, após reformular rebanho e ampliar ordenha. Entretanto, a produção chegou a 195 litros de leite em um único mês. Aliás, graças as orientações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Bovinocultura de Leite do Senar/MS.

Dessa forma, o produtor rural José da Silva Pires, do município de Guia Lopes da Laguna, conseguiu reduzir o número de animais. Dessa modo, o custo de produção caiu e a produção de leite chegou ao recorde de 195 litros. Tudo isso, em um único mês.

No entanto, no primeiro ano de assistência do Senar, Pires tinha 21 animais em lactação. Ele produzia, dessa maneira maneira, 95 litros de leite por dia. Mas outras 36 vacas não estavam em lactação. Já no segundo ano, foram 26 vacas produzindo 137 litros por dia. Mas, 31 animais permaneciam sem produção. Entretanto, nesse segundo ano de assistência, a propriedade atingiu o recorde de 195 litros de leite em um único mês.

“Antes, eu tirava leite nas águas. E, na seca não tirava. Depois do Senar eu passei a tirar mais na seca e a produtividade aumentou”, detalha o produtor.

O produtor de leite reduz custos do leite a partir de novas medidas

Além da seleção de animais e melhoria na produção de leite, a propriedade passou por mudanças na pastagem. Pois, cerca de 20 hectares foram reformados com plantio de forrageiras. Houve ainda mais, o melhoramento genético do rebanho. Bem como, o manejo da ordenha também se tornou mais produtivo.

“Tudo na vida da gente muda. Todos os meses temos acompanhamentos. A gente anda o sítio todo, o pasto, o plantio de cana. As orientações são muito importantes. A gente que é da roça pensa uma coisa e o Senar ensina a você fazer conta. Se você fizer certinho o que o técnico orienta é perfeito”, conclui Pires.