Você está visualizando atualmente Apoio às famílias: Jardim Noroeste em Campo Grande ganha complexo com Cras
A Prefeitura de Campo Grande projetou o Cras para fortalecer a integração com a comunidade

Apoio às famílias: Jardim Noroeste em Campo Grande ganha complexo com Cras

A estrutura no Jardim Noroeste, em Campo Grande, começou a ser construída em 2012, mas a obra foi interrompida por questões de contrato

A população da região do Jardim Noroeste, bairro com 15 mil habitantes em Campo Grande, passará a contar no mesmo espaço com a estrutura de um CRAS ( Centro de Referência de Assistência Social ) que atenderá 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, além da Praça de Cultura, Esporte e Lazer. Inaugurada nessa sexta-feira,  a comunidade terá à disposição pista de caminhada, aparelhos para exercícios físicos,  estrutura onde terão acesso a  atividades culturais e oportunidade de praticar esporte.

A estrutura começou a ser construída em 2012, mas a Prefeitura interrompeu a obra por questões de contrato.

A estrutura de quase 1.900 metros quadrados de área construída ocupa um terreno de 7 mil metros. Há uma quadra para prática de vôlei de areia e beach tênis, pista de skate, quadra coberta poliesportiva, anfiteatro e sala de projeções com  195 lugares, biblioteca,  estacionamento para 20 veículos,  academia ao ar livre e playground.

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes destacou o empenho de toda a equipe da administração municipal em apresentar resultados em prol da garantia da qualidade de vida da população. “A entrega dessa estrutura é o resultado do trabalho em conjunto e do empenho da equipe de servidores da nossa administração. Através de um olhar humanizado para o coletivo, mas principalmente para a área da Assistência Social”.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social Hércules Mandetta será a maior unidade de  Proteção Social Básica da Rede de Assistência Social do município.

Na unidade, essas famílias, que no momento são atendidas pelo Centro de Convivência do bairro, terão acesso a serviços. São eles o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, jovens e idosos e ao Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF). Assim oferece ações socioassistenciais, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Estrutura

A Prefeitura projetou o Cras para fortalecer a integração com a comunidade por meio de atividades socioeducativas, esportivas e culturais. A estrutura possui duas salas multifuncionais amplas, refeitório, seis banheiros adaptados e um pátio integrado às salas.

Além disso, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são a porta de entrada da Assistência Social. Desse modo, responsáveis em promover a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas.

As equipes que atuam nos Cras também organizam e apoiam ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, intermediando a solução de problemas da região.

Sendo assim, o presidente do Conselho Gestor do Jardim Noroeste, Alex Ferreira Luz, disse que a estrutura é de muita importância para as famílias do bairro e região. “A vinda do Cras para essa região vai trazer melhorias e atender um numero maior de famílias.  O CRAS beneficiará a juventude também com as atividades que a Prefeitura disponibilizará na praça”.

Desse modo, o secretário municipal de Assistência Social José Mário Antunes ressaltou um estudo diagnóstico. O estudo apontou uma melhora significativa da renda per capta dos moradores da região do Cras Novos Estados, demostrando transformação social. “Por isso, devido a esses indicadores observou-se a necessidade de redimensionamento dos serviços do CRAS. A administração transferiu os serviços para a nova estrutura do complexo que a Prefeitura inaugurou no Jardim Noroeste”, explicou.

Por fim, durante o evento, a superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues, apresentou o balanço de atividades e metas para 2024 da secretaria.

Fonte: PM Campo Grande