Você está visualizando atualmente ALERTA: Dicas no TikTok sobre investimentos em ações estão erradas
Um recente estudo, descobriu que 63% dos vídeos no TikTok com dicas sobre investimentos em ações apresentam informações erradas.

ALERTA: Dicas no TikTok sobre investimentos em ações estão erradas

Um recente estudo realizado pela plataforma de WallStreetZen, especializada em análises sobre o mercado de ações, descobriu que 63% dos vídeos no TikTok com dicas sobre investimentos em ações apresentam informações erradas. Além disso, o documento destaca que 95% dos conteúdos não contêm explicações sobre os riscos que esses investimentos podem trazer.
A pesquisa analisou 1.089 vídeos do TikTok com hashtags populares na língua inglesa relacionadas ao mercado de ações, incluindo #stocktok e #stocktips. Ao todo, 493 perfis de influenciadores do nicho avaliados, com a análise de pontos como “incentivo a investir em um determinado ativo de ações” e “incentivo a investir uma certa quantia de suas economias ou rendimentos”

Por isso, o tema é um dos favoritos de muitos usuários do TikTok alguns vídeos com hashtags populares já vistos mais 55 milhões de vezes no último mês, de acordo com a plataforma

Outras dicas questionadas por especialistas incluem ‘jeitinhos’ para evitar o pagamento de impostos corporativos, além de aconselhamentos fiscais rasos e o não esclarecimento sobre os riscos de investimentos em um mercado de alto risco.

TikTok investimentos em ações

“As descobertas demonstram que muitos conselhos sobre ações no TikTok não são apenas imprecisos, mas potencialmente perigosos para investidores desinformados”, conclui o documento. “Como usuários, fundamental cultivarmos o hábito de uma pesquisa aprofundada, principalmente quando se trata de consultoria financeira em plataformas de mídia social. Além disso, é fundamental buscar informações em fontes múltiplas e confiáveis e consultar profissionais qualificados”.

Sendo assim, ao Fast Company, o TikTok se recusou a comentar os resultados da pesquisa, mas apontou que 91,6% dos vídeos que violavam as diretrizes da comunidade sobre fraudes e golpes removidos entre julho e setembro de 2023.

Fonte: epocanegocios