Vacinas contra Influenza são disponibilizadas aos servidores da ALEMS
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), vacinas contra Influenza estão disponíveis para servidores ativos e inativos da ALEMS. Trata-se de mais uma ação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), coordenada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, para cuidar da saúde dos servidores da Casa de Leis.
A ação aconteceu na Sala Multiuso, localizada no corredor B, das 8h até 11h. No período vespertino, ocorrerá das 14h às 17h. Para garantir sua dose, dirija-se à Sala Multiuso e preencha a ficha de cadastro disponível.
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP) ressaltou a importância da ação que fomenta a saúde entre os servidores. “É importante cuidar da saúde. Os anúncios de superlotação até poucos dias por conta de insuficiência respiratória devido a gripe têm aumentado. As pessoas estão um pouco resistentes à vacina, então a gente faz essa campanha de vacinação aqui. Gostaria de parabenizar toda a equipe da Assembleia que organizou e assim, espero que todo mundo possa vacinar porque dessa forma, diminui a possibilidade de ter essa síndrome, ao mesmo tempo que a gente cuida dos servidores. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem vacinadas, mais a saúde estará sendo cuidada”, frisou.
Prevenção contra o vírus
O médico Henrique Ferreira de Brito, pneumologista e especialista em Medicina do Sono, explicou porque é tão importante a prevenção contra o vírus da influenza. “Estamos com muitos casos. Há um aumento exponencial da Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG], que inclui vários vírus, mas principalmente o vírus da influenza. E a vacina está aí para isso; a vacina tem a capacidade de imunizar contra a influenza A H1N1, a influenza A H3N2, e a influenza tipo B. Todos estão convidados e podem tomar a vacina, não apenas os grupos de risco. Isto é, é importante que se diga da segurança da vacina, pois é feita de partícula de vírus. Assim, não há a possibilidade de contrair a doença, visto que a vacina também existe para reduzir a forma grave. A função principal dela é essa, é fundamental a gente se vacinar”, destacou.
A importância da vacinação
A enfermeira Lucimar Costa de Freitas detalhou as razões da vacinação. “Essa vacinação é muito importante para prevenir algumas doenças relacionadas ao vírus da gripe. Por isso, estamos fazendo a vacinação na Assembleia hoje para imunizar os funcionários daqui. Além disso, também convidamos a população para que procure os postos de saúde e tome a vacina para a prevenção. Estão ocorrendo muitos casos de gripe, influenza e H1N1. A maior prevenção é a vacina”, ressaltou.
Como está ocorrendo a imunização
Deputados e servidores participaram da vacinação contra a Influenza nesta manhã, entre eles, o presidente Gerson Claro, o deputado Pedrossian Neto (PSD) e o deputado Paulo Duarte (PSB) receberam as doses da vacina que protege contra os vírus respiratórios comuns nessa época do ano, o outono.
Luciano Torres de Almeida enalteceu a ação que chega ao servidor em seu local de trabalho. “Para a gente, que é servidor, nós só temos que agradecer, porque a vacinação vem até nós, e estamos aqui todos para tomar. Uma benção só de ter o respaldo na Casa de Leis de tomar e não precisar sair, eu realmente só tenho a agradecer mesmo”, enalteceu o servidor sobre a ação que promove saúde.
Danielle Katayama considerou que as campanhas de saúde feitas na Assembleia Legislativa facilitam e motivam todos a se imunizarem. “Em outras palavras, é muito importante essa ação, visto que trata-se de mais um local para tomarmos vacina. Com a quantidade de pessoas ocupando os leitos, hospitais lotados, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades de saúde, quanto mais lugares para as pessoas tomarem vacina, facilita e motiva todos a tomarem”, afirmou.
Fonte: ALEMS