Você está visualizando atualmente AGEMS e Energisa vão instalar energia solar no Mercadão
Por iniciativa da AGEMS e Energisa MS, tradicionais pontos de comércio e de turismo campo-grandense foram inseridos no Programa de Eficiência Energética

AGEMS e Energisa vão instalar energia solar no Mercadão

O presidente da Associação do Mercadão, Cleuber Linhares, vê o projeto como uma valorização dos comerciantes e da própria estrutura para os próximos anos

O Mercadão Municipal de Campo Grande foi incluído no Projeto de Eficiência Energética (PEE), realizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Energisa-MS. A assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (4) e reuniu diretores, comerciantes e clientes deste que é um dos principais pontos turísticos da cidade. Recebendo cerca de 6 mil pessoas por semana.

De acordo com o presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, o projeto tem por objetivo trazer impactos sociais e ambientais com a substituição de equipamentos antigos por modernos e eficientes, além da conscientização quanto ao uso eficiente de energia. Além disso, a instalação fotovoltaica energia elétrica produzida a partir da luz solar. Assim, trará aos associados economia na conta de energia de até 50% no final do mês.

“Pensamos sempre nas entregas e em beneficiar aqueles que contribuem para o progresso do nosso Estado alinhado com o governador Reinaldo que defende resultados. Nós pensamos no social e esse pedido foi prontamente feito de uma forma muito eficiente pelo Marcelo e a equipe da Energisa. A AGEMS é isso, é parceria, e tem um presidente político. Mas que também é técnico 24 horas e é assim que vamos atuar sempre, com governo, planejamento e resultados para a população, afirmou o presidente da AGEMS.

Sendo assim, o diretor-presidente da Energisa. Marcelo Vinhaes, frisou que o Mercadão Municipal é um ponto turístico muito conhecido por aqueles que visitam o Estado. “E para a Energisa, é gratificante participar da modernização deste ambiente que fomenta a economia local e projeta Mato Grosso do Sul em âmbito nacional”.

Mercadão será valorizado pelo projeto da AGEMS e Energisa

O Mercadão Municipal de Campo Grande foi inaugurado em 1958, sendo que teve origem em uma feira livre que até os anos 50 ocupou uma grande área margeando os trilhos da extinta estrada de ferro Noroeste do Brasil, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Sete de Setembro. Aliás, passou por transformações e revitalizações ao longo dos anos e, em setembro deste ano, comemorou 64 anos de criação e agora terá mais eficiência no uso da energia limpa. Priorizando o Meio Ambiente através da modernização.

O presidente da Associação do Mercadão, Cleuber Linhares, vê o projeto como uma valorização dos comerciantes e da própria estrutura para os próximos anos. “Fomos presenteados com esse projeto justamente quando completamos 64 anos do Mercadão, que agora terá energia limpa com economia de 50%. De fato, a gente fica muito feliz com isso e só temos a agradecer à AGEMS e a Energisa por essa parceria”, afirmou.

O Projeto

Por iniciativa da AGEMS e Energisa MS, tradicionais pontos de comércio e de turismo campo-grandense inseridos no Programa de Eficiência Energética que as distribuidoras têm que executar. Segundo normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Anualmente, 0,5% da receita operacional líquida (ROL) da concessionária deve ser investido em ações de uso eficiente e incentivo de economia de energia. Assim, os projetos precisam seguir os critérios previamente estabelecidos, e as agências reguladoras fazem também a fiscalização da execução.

O diretor de Energia e Gás da AGEMS, Valter Almeida, destaca que a iniciativa tem grande relevância. Pois atende de forma ampla os princípios do programa, que é o de promover a eficiência e economia no uso da energia. “A AGEMS, inclusive, como Agência Estadual conveniada com a ANEEL, periodicamente avalia a integridade e a conformidade financeira dos projetos de eficiência energética realizados pelas distribuidoras que atuam no Estado”, pontua Almeida.

Fontes: soucg, homedecore