Existem 9 sinais que te ajudam a descobrir se alguém está usando spyware para vigiar e sendo rastreado você pelo celular. Cuidado!
Se você está preocupado com a possibilidade seu celular está sendo rastreado sem você perceber, existem sinais que você pode observar.
Você pode ver se há aplicativos suspeitos, comportamento incomum da câmera e os outros sinais de que alguém está observando você pelo telefone.
Esteja você usando um dispositivo iPhone ou Android, a privacidade não é garantida em seu smartphone.
1. Atividade suspeita em aplicativos em segundo plano
Os aplicativos de spyware geralmente operam em segundo plano, permanecendo sempre ativos para monitorar sua atividade. Isso pode provocar alto uso da bateria e baixo desempenho do dispositivo, pois a atividade em segundo plano consome uma quantidade significativa de recursos do dispositivo.
A natureza exata da atividade em segundo plano varia dependendo do spyware em questão. Alguns permitem que as pessoas liguem a câmera ou o microfone, dando-lhes uma maneira de observar e ouvir você. Outros registram as ações do seu dispositivo, incluindo as chamadas que você faz, as mensagens que você envia, os aplicativos que você usa e as credenciais de login que você insere.
Se o seu dispositivo estiver lento ou a bateria estiver descarregando rapidamente, verifique sua lista de aplicativos em busca de aplicativos desconhecidos. No iPhone, você pode revisar todos os seus aplicativos na parte inferior do menu de configurações.
Você também pode acessar “Privacidade e Segurança” no menu de configurações e verificar especificamente quais aplicativos têm acesso à sua câmera, microfone e outros aspectos do seu dispositivo.
No Android, você pode abrir o menu Configurações e ir em “Aplicativos”, onde você pode revisar seus aplicativos individualmente. Você também pode navegar até Segurança e Privacidade > Privacidade > Gerenciador de permissões para ver quais aplicativos têm acesso à sua câmera e microfone.
2. Comportamento estranho da câmera
O comportamento estranho da câmera é outro sinal de alerta de que alguém está usando a câmera do seu telefone para observar você. Por exemplo, se você for usar a câmera e receber um alerta de que ela já está em uso, isso é um sinal de app spyware.
Uma câmera que parece ligar instantaneamente quando você a acessa – em vez de um breve atraso na inicialização ou um ou dois segundos – também pode indicar que a câmera já estava em uso por outro aplicativo.
No entanto, existem outros problemas de dispositivos ou aplicativos que podem causar os sintomas acima. Se você notar um comportamento incomum da câmera, observe atentamente os outros sinais descritos neste artigo.
3. Comportamento estranho da luz da câmera
Mesmo que a câmera em si não esteja agindo de forma estranha, o comportamento incomum da luz indicadora da câmera pode significar que outra pessoa está ligando a câmera para observá-lo. Embora alguns tipos de spyware possam desativar a luz – permitindo que a câmera funcione sem acender a luz indicadora – nem todos os
spywares têm essa capacidade.
Se você vir que a luz indicadora da câmera está acesa mesmo quando você não está usando a câmera, isso pode indicar que outra pessoa está acessando sua câmera. Você deve procurar cuidadosamente outros sinais de spyware no seu dispositivo. E se quiser ter certeza – e remover o spyware em questão – você pode conferir o Certo, uma ferramenta anti-spyware para iPhone e Android.
4. Comportamento inesperado da tela
Muitas formas de spyware são executadas em segundo plano, operando mesmo quando o dispositivo está no modo de espera. No entanto, se o seu dispositivo estiver no modo de espera e ligar repentinamente sem qualquer contato ou gatilho aparente, isso pode significar que um aplicativo spyware foi ativado ou acessado por outra parte.
Geralmente, isso ocorre quando um aplicativo spyware inativo muda para um estado mais ativo. Por exemplo, isso pode acontecer se uma pessoa que está usando o aplicativo spyware para observar você ligar a câmera para vê-lo.
Normalmente, a tela acende apenas momentaneamente após a ativação do aplicativo. No entanto, ele pode continuar funcionando mesmo quando a tela desaparece.
Uma grande variedade de atividades pode fazer com que uma tela seja ligada, como uma notificação legítima de um aplicativo que você usa. No entanto, se você não conseguir conectá-lo a uma atividade específica do dispositivo, procure mais atentamente os outros sinais de spyware documentados neste artigo.
5. Fotos, vídeos ou arquivos de áudio que você não criou
Outro sinal de que alguém está potencialmente observando ou ouvindo você através do seu smartphone são arquivos de foto, vídeo ou áudio salvos no seu dispositivo, ou no armazenamento em nuvem que você não criou.
Se você encontrar arquivos suspeitos em seu telefone, eles podem conter malware – portanto, manuseie-os com cuidado. Em vez de interagir diretamente com eles, você deve usar uma ferramenta como o Certo para verificar os arquivos.
6. Maior uso de dados
Embora alguns aplicativos de spyware armazenem arquivos de vídeo, foto e áudio em seu dispositivo, outros carregam as informações em um local separado que pode ser acessado pela pessoa que está observando você. Para que isso aconteça, é necessário utilizar uma rede de dados. Isso pode incluir serviços de dados celulares ou conexões Wi-Fi. Em ambos os casos, seu dispositivo poderá registrar um uso de dados superior ao normal, se isso ocorrer.
Esse problema é mais óbvio se você estiver usando um plano de dados limitado, pois pode gerar avisos ou custos adicionais se o consumo de dados exceder o limite da sua conta. No entanto, os dispositivos geralmente rastreiam essas informações tanto para rede de dados quanto para uso de Wi-Fi. Além disso, planos de dados sem fio ilimitados normalmente ainda rastreiam quanto você está usando.
Como resultado, você pode verificar se o uso de dados aumentou com relativa facilidade. Se você observar os sinais no celular rastreado e valores muito acima do esperado para o seu nível de atividade, isso é um sinal de alerta.
7. Sua localização está sendo acessada
Em alguns casos, uma pessoa que está observando você não quer apenas ver ou ouvir você através do seu dispositivo; eles também querem saber sua localização física. Os aplicativos spyware podem vir com rastreamento de localização, permitindo que o aplicativo passe essas informações para outra pessoa.
Além disso, serviços integrados como Encontre Meu Dispositivo ou Encontre Meu iPhone podem ter recursos de compartilhamento de localização, dando a uma pessoa acesso a onde você está por meio de um aplicativo não malicioso.
Se você está preocupado com spyware, o melhor primeiro passo é verificar a lista de todos os aplicativos que possuem permissões de localização. Se um aplicativo com o qual você não está familiarizado estiver explorando esses dados, pesquise-o para determinar se é malicioso.
Para aplicativos legítimos, você precisará explorar as configurações para ver se sua localização está sendo compartilhada com outra pessoa. Se uma pessoa estiver usando suas credenciais de login para acessar esses serviços por meio de outro dispositivo, você poderá receber notificações e outros sinais de celular rastreado de que os serviços foram usados para localizá-lo. Nesse caso, atualize sua senha para evitar novos acessos.
8. Mau desempenho de videochamada
Embora o desempenho da chamada de vídeo possa variar por vários motivos – incluindo força da conexão, disponibilidade de largura de banda, processos em segundo plano do dispositivo e muito mais – um desempenho ruim que não se alinha com problemas comuns pode significar que outra pessoa está observando você durante a conversa.
Os hackers podem interceptar videochamadas, observando-as à medida que ocorrem ou gravando-as para visualização futura. Como isso cria mais atividade durante a chamada, o desempenho pode diminuir.
Muitas vezes, determinar se o spyware é responsável nem sempre é tão fácil quando a ligação está acontecendo. Principalmente porque as pessoas sabem que uma série de circunstâncias podem afetar a ligação, e a maioria delas não é nefasta. No entanto, se você já teve poucos problemas com videochamadas e de repente está enfrentando problemas contínuos, vale a pena investigar mais detalhadamente.
9. Sons estranhos durante chamadas
Ouvir ruídos estranhos durante ligações é outro sinal de que há alguém rastreando seu dispositivo. Geralmente, os telefones celulares são conhecidos pela clareza confiável das chamadas.
Se você ouvir sons estranhos, isso pode significar que algo está gravando ou ouvindo as chamadas. Da mesma forma, se você acha que ouviu outra voz na linha que não é um dos participantes da chamada, isso é um sinal de alerta.
O que fazer se você acha que tem os sinais do seu celular rastreado
Se você encontrar um ou mais desses sinais, é muito possível que alguém esteja usando spyware para vigiar e rastrear você pelo celular. Exclua todos os aplicativos suspeitos e considere fazer uma redefinição de fábrica do seu dispositivo.
Fonte: editalconcursosbrasil