Quer aproveitar 100% da experiência de viajar em um hotel de luxo em alto mar? Confira as dicas que a Forbes separou para você
Se você nunca fez um cruzeiro antes, embarcar em um navio moderno pela primeira vez pode ser avassalador. Até porque existem algumas dicas que, se não cumpridas logo nos primeiros minutos de viagem, podem transformar o sonho paradisíaco em um pesadelo.
O processo de embarque em um cruzeiro é como uma experiência de aeroporto, só que simplificada. As companhias de cruzeiro fornecem um período de tempo, geralmente do final da manhã até o meio da tarde, para chegada no porto.
Ao chegar, mantenha seus documentos de embarque e identidade prontos. Depois de deixar suas bagagens, a equipe de cruzeiro guiará você para o check-in, onde você apresentará sua identidade, preencherá um formulário de saúde e receberá seu cartão de cruzeiro ou pulseira.
Este cartão funciona como um cartão de embarque, chave do quarto e cartão de pagamento a bordo. Algumas linhas oferecem embarque sem chave, permitindo acesso direto aos quartos e cartões coletados na cabine. Antes de embarcar, você passará por uma fila de segurança, embora menos rigorosa do que em um aeroporto.
Navio cruzeiro
Assim que estiver a bordo, certifique-se de fazer estas sete coisas o mais rápido possível. Desde verificar suas acomodações até desfrutar da icônica saída, essas etapas garantem que você maximize sua experiência a bordo desde o início.
Inspecione sua cabine
Assim que entrar em sua cabine, inspecione tudo para garantir que atenda às suas expectativas e que tudo esteja em funcionamento. Verifique se todas as instalações, como chuveiro, descarga do vaso sanitário, luzes e tomadas elétricas, funcionam corretamente.
Se algo estiver errado, este é o momento de entrar em contato com o serviço de atendimento ao hóspede. Você deve esperar uma fila longa no dia do embarque, mas quanto antes identificar um problema, maior a chance de uma solução rápida, especialmente se for necessário um quarto alternativo.
Este tempo também lhe dá a oportunidade de guardar seus objetos de valor no cofre da cabine e se refrescar, se desejar.
Conheça seu camareiro de cabine
Apresente-se ao seu camareiro de cabine. Eles são fundamentais para garantir que sua estadia seja confortável e provavelmente entrarão em contato com você assim que perceberem que você chegou.
Discuta quaisquer preferências ou necessidades específicas que você possa ter, como almofadas extras ou alergias. Se você tiver alguma dúvida sobre serviço de quarto ou opções de lavanderia, agora é a hora de perguntar.
Os camareiros de cabine são sempre profissionais, mas conhecê-los cedo pode melhorar significativamente sua experiência a bordo.
Reserve tudo
Os navios de cruzeiro modernos oferecem uma variedade muito grande de opções de entretenimento e refeições. A reserva antecipada é crucial para atividades populares a bordo, reservas de jantar e excursões em terra.
Em alguns casos, atividades populares podem ter esgotado antes do cruzeiro. Para aquelas que precisam ser reservadas a bordo, visite o balcão de informações ou use o aplicativo a bordo para fazer todas as suas reservas o mais rápido possível.
Você também deve verificar o horário de jantar atribuído, se estiver em um navio que opera com um conceito de jantar fixo. Se você não estiver satisfeito com a atribuição, você pode solicitar a mudança.
Participe do treinamento de emergência
A única coisa absolutamente necessária no primeiro dia é o treinamento de emergência. Antes da pandemia, muitas companhias de cruzeiro ainda exigiam a presença física no teatro ou em outro local grande para passar pelos procedimentos de segurança do cruzeiro.
Hoje em dia, quase todas as companhias de cruzeiro oferecem uma experiência de treinamento de emergência virtual. Tipicamente, um vídeo de segurança está disponível na TV da cabine (que deve ser assistido antes de acessar outras funções) ou até mesmo no aplicativo da companhia de cruzeiro.
Você ainda pode precisar comparecer à sua estação de botes salva-vidas designada para ter seu nome registrado, mas isso é simples e leva apenas alguns minutos.
Aproveite os passeios pelo navio
Quando você chegar à sua cabine, verifique seu planejador diário para ver se há algum passeio introdutório ou sessão oferecida pela companhia de cruzeiro.
Os passeios pelo navio são ideais para os cruzeiristas de primeira viagem que não estão familiarizados com o layout do navio e geralmente como as coisas funcionam a bordo.
Fique de olho em passeios no dia do embarque ou em sessões introdutórias no spa, academia ou cassino. Estes frequentemente incluem promoções ou ofertas especiais para iniciar sua experiência de cruzeiro.
Modo Avião
Para evitar altas taxas de roaming, coloque seu telefone no modo avião. Enquanto estiver no mar, seu dispositivo poderá inadvertidamente se conectar a uma rede celular marítima, o que incorre em altos custos ou uso de dados.
Mesmo que você não use ativamente seu telefone, você pode acumular uma conta significativa pelo uso de dados em segundo plano pelos seus aplicativos antes mesmo de receber uma notificação SMS – se receber alguma.
A maioria dos navios de cruzeiro oferecem pacotes de Wi-Fi, então considere comprar um se precisar ficar conectado. Lembre-se, os aplicativos da companhia de cruzeiro normalmente requerem conexão com a rede Wi-Fi do navio, mas você pode usá-los sem comprar um pacote de internet.
Alternativamente, use este tempo para se desconectar e aproveitar a pausa da conectividade constante. Se for o caso, use o tempo antes da saída para enviar algumas mensagens de despedida.
Curta a saída do navio cruzeiro
A festa de saída é uma tradição de cruzeiro que não pode ser perdida. Em muitas companhias, os decks superiores receberão música ao vivo e festividades enquanto o navio parte.
É o momento perfeito para pegar uma bebida, conhecer outros viajantes e apreciar as vistas deslumbrantes enquanto você parte em sua aventura. Se você quiser brindar à saída, certifique-se de pegar uma bebida com antecedência, pois os bares estarão todos ocupados.
Fonte: forbes