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Os desafios macroeconômicos de inflação e juros altos do Brasil fizeram com que o e-shopper brasileiro ficasse ainda mais sensível aos preços

68% da população no Brasil realizou alguma compra online em 2023

A pesquisa também mostrou que os brasileiros estão comprando produtos de pelo menos 4 categorias diferentes

O Grupo Geopost anunciou o lançamento da pesquisa E-Shopper Barometer, que revelou que compra online no Brasil atingiu 10% do varejo total e a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais, atingindo 68% da população nacional em 2023, quando comparado com o ano anterior.

Assim, a pesquisa também mostrou que os brasileiros estão comprando produtos de pelo menos 4 categorias diferentes. Com destaques para itens de moda, mencionada por 48% dos entrevistados, seguido de calçados e produtos de beleza e de cuidados com a saúde, empatados com 43%.

Contudo, em 2023, os itens automotivos tiveram o maior índice de procura dentre todos e deram um salto de 3 pontos percentuais chegando a 14% das menções.

De acordo com o levantamento, o e-commerce tem alcançado uma posição positiva e se mostrado como um aliado na forma de economizar tempo para 79% dos consumidores. Em comparação com as lojas físicas, 65% dos respondentes apontaram que o método reduz o estresse. Além de ser conveniente para 53% deles.

“Os consumidores seguem amplamente convencidos sobre os benefícios do comércio eletrônico. Como a economia de tempo e dinheiro em relação às compras nas lojas físicas”. Afirmou Bruno Tortorello, presidente da Jadlog.

Negócios C2C

Outro ponto apresentado pela “E-Shopper Barometer” é o crescimento dos negócios C2C. Já que 53% dos entrevistados usam as plataformas para comprar ou vender produtos. Assim, com o intuito de economizar dinheiro, obter uma renda extra e liberar espaço no armário.

Aliás, a pesquisa também mostrou que os desafios macroeconômicos de inflação e juros altos do Brasil fizeram com que o e-shopper brasileiro ficasse ainda mais sensível aos preços. Segundo a análise, 77% dos entrevistados disseram que o valor do produto é o principal ponto na decisão de compra. Além disso, 72% acreditam que economizam dinheiro comprando online.

Nesse caso, o estudo mostrou que os principais critérios de realização de compras estão relacionados às entregas grátis (48%), descrição detalhada do produto (26%), produtos que não têm taxas ou adicionais de valor ocultos no preço (23%) e à devolução grátis (20%).

“Mesmo em um contexto de inflação e juros altos do ano passado, tivemos resultados bem interessantes na pesquisa. Como o crescimento do número de compradores”. Destacou Bruno Tortorello, presidente da Jadlog.

Assim, esse cenário também contribuiu para as importações de produtos. E, segundo a pesquisa, quase 6 em cada 10 consumidores brasileiros compram em sites estrangeiros. Especialmente em chineses (83%), norte-americanos (35%) e argentinos (6%).

Fonte: propmark