Você está visualizando atualmente 11 DE AGOSTO: Celebrado o Dia do Advogado
O Dia do Advogado homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.

11 DE AGOSTO: Celebrado o Dia do Advogado

Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

No dia 20 de junho se comemora o Dia do Advogado Trabalhista, especializado em defender assuntos relacionados às atividades trabalhistas. No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Contudo, todos têm o direito a defesa, logo, todos têm direito a um advogado. Seja na esfera criminal, civil, trabalhista, tributarista e outros, o advogado é o profissional indispensável para a administração da justiça e peça-chave para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo, em outras palavras, é o elo entre o cidadão e a justiça.

Origem do Dia do Advogado

O Dia do Advogado celebrado em (hoje) 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Por isso, os cursos começaram por D. Pedro I, em 1827.

Sendo assim, tradicionalmente, no dia 11 de agosto, os estudantes de direito festejam o chamado “Dia da Pendura”, quando saem pelos restaurantes próximos da universidade, consomem e não pagam, pois a conta fica “pendurada” para que o dono do restaurante pague. Então, já em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados.

Alguns artistas brasileiros que formaram em direto, mas não atuam na area por causa da fama:

Luciano Huck, Flávia Alessandra, Gracyanne Barbosa, Caio Blat,Marcos Caruso, Paulo Autran, Zé Celso Martinez Correa, Antônio Renato Aragão, Alceu Valença, Carlos Alberto de Nóbrega, Juliette Freire Feitosa.

Fonte: justiça.sp.gov