A CLT permite a ausência no trabalho sem penalidades por 10 motivos, veja quais são
Muitos trabalhadores já passaram por uma emergência, e com isso falta no trabalho, porém, ao chegar no emprego no dia seguinte sofreram penalidades. Mas, o que a maioria das pessoas não sabem é que existem 10 motivos que te permitem faltar ao trabalho. Conheça quais são!
Quais são os 10 motivos que permite a falta ao trabalho?
Entretanto a maioria das pessoas passa a maior parte de seu dia no trabalho, o que acaba resultando em falta de tempo para resolver problemas pessoais.
Contudo segundo o artigo 473 das Leis Trabalhistas existem 10 motivos que permitem o trabalhador faltar ao trabalho, sem contar emergências médicas. Confira!
1 – Doação de sangue
Em caso de doação de sangue a falta é aceita, mas com a necessidade da entrega de um atestado médico.
2 – Morte de parentes
Caso parentes próximos, por exemplo cônjuge, filhos, pais e mães, venham a óbito, o trabalhador poderá faltar até dois dias consecutivos sem correr o risco de sofrer penalidades.
3 – Casamento
É permitido até 3 dias de descanso para homens e mulheres recém-casados para então aproveitar a lua de mel.
4 – Nascimento de filhos
Após o nascimento dos filhos, as mulheres passam a ter o direito de até 120 dias de licença maternidade e os homens somente a 5 dias de licença paternidade.
5 – Acompanhar gestante em consultas médicas
Os trabalhadores podem também acompanhar suas esposas ou companheiras gestantes em até 6 consultas durante a gravidez.
6 – Acompanhar a ida dos filhos ao médico
Até que complete 6 anos de idade, pais e mães têm o direito de faltar ao trabalho para acompanhá-los na ida ao médico.
7 – Mesário em eleições
Caso convocado para trabalhar como mesário, nas eleições, o trabalhador pode faltar ao serviço sem que sofra com penalidades.
8 – Falta ao trabalho – Vestibular
Todas as provas de vestibular dão direito ao trabalhador faltar ao trabalho para realizá-las.
9 – Alistamento militar
Homens que completaram ou estão prestes a completar 18 anos poderão faltar ao trabalho em todas as etapas do alistamento militar, até que ocorra a dispensa do cidadão ou aprovação.
10 – Faltar ao trabalho para comparecer a juízo
Falta ao trabalho o Que Diz a Legislação Trabalhista?
Sendo assim as faltas justificadas são aquelas em que os colaboradores possuem motivos válidos para não realizarem as suas atividades, contudo sempre acompanhadas de atestados ou outras justificativas especificadas pela lei.
Por isso, entender melhor esse assunto permite que sua empresa saiba como lidar com faltas sem gerar problemas, garantindo que os direitos de seus funcionários sejam devidamente respeitados.
Fonte : Seucreditodigital