A tradição natalina ganhou um toque bem pantaneiro em Mato Grosso do Sul
O momento ocorreu quando o Papai Noel chegou para a festa montado em um boi e tocando berrante. Nesse meio tempo, a cena inusitada teve registro durante a abertura do Natal de Luzes em Caracol, município localizado a quase 400 km de Campo Grande. Veja o vídeo:
João Márcio Ferreira Leite, de 70 anos, o homem que se fantasia do bom velhinho pantaneiro, e chega em cima do boi contou que adora inovar na entrada do Papai Noel.
“Em Caracol, todo ano, o Papai Noel chega de um jeito diferente. Já apareceu no meio de uma peça de teatro, chegou montado a cavalo, em uma caixa e, no ano passado, em um quadriciclo”, de acordo com ele, sobre o personagem que interpreta há cinco anos, de maneira voluntária.
“A ideia vem de várias pessoas e é assim aperfeiçoada a cada ano. Este ano, decidi chegar montado no boi e tocando o berrante.”
Nesse sentido, quem ajuda na caracterização é a esposa de João, Terezinha da Silva Leite, que acompanha a festa todos os anos e garante que a verdadeira identidade do Papai Noel nunca seja revelada para as crianças.
Momento marcante
Assim, João Leite relembra uma das festas em que uma criança lhe pediu uma boneca de presente. Decidido a realizar o desejo, ele assumiu outro papel: o de entregador. “Falei que o Papai Noel tinha mandado para ela. Ela não sabia se ria ou se chorava”, conta ele emocionado.
Esse foi um dos momentos mais marcantes de sua trajetória como o bom velhinho, que, de acordo com ele, não encanta apenas as crianças.
“O pessoal da cidade já espera ansioso por esse dia. Não são só as crianças que tiram fotos, mas também os adultos e as senhoras de idade. Desse modo, a praça fica cheia de pessoas de todas as idades”, diz João, que afirma que se vestir de Papai Noel é mais do que um trabalho, é uma missão.
“Nossa missão é transmitir a mensagem do Natal, o amor e o espírito de Cristo. Isso é o mais importante”, conclui.