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Os viajantes pedem alimentos sustentáveis, mesmo que tenham dificuldade em definir exatamente o que significa sustentável

VIAGEM E GASTRONOMIA: Turismo e alimentação de forma sustentável?

Os especialistas dizem que 2024 poderá ser o ano em que a alimentação sustentável se tornará um fator importante no turismo

O turismo responsável tem sido uma palavra da moda há anos, mas a alimentação sustentável nem sempre recebeu a mesma atenção, até agora. Os restaurantes do campo à mesa, os passeios gastronômicos sustentáveis ​​e a promoção dos sistemas alimentares locais ficaram em segundo plano, enquanto a indústria do turismo lutava para se recuperar da pandemia. Mas os especialistas dizem que 2024 poderá ser o ano em que a alimentação sustentável se tornará um fator importante no turismo.

Quase 8 em cada 10 entrevistados (79%), de um estudo realizado pela Harris Interactive e pela empresa de gestão de serviços de alimentação Sodexo, dizem acreditar que a adoção de comportamentos mais sustentáveis ​​é uma questão “urgente”. A Sodexo vê os resultados como um apelo à ação. “Nossa ambição é colocar todo o ecossistema em movimento, para acelerar mudanças reais”, afirma Sophie Bellon, CEO da Sodexo.

Portanto, a mudança já está acontecendo. Os viajantes pedem alimentos sustentáveis, mesmo que tenham dificuldade em definir exatamente o que significa sustentável. Aliás, existem muitos exemplos de práticas alimentares sustentáveis ​​e existem formas de encontrar alimentos sustentáveis. E 2024 pode ser o ano para isso.

Viajantes estão exigindo alimentos sustentáveis

O apetite por alimentos sustentáveis ​​é maior do que nunca, especialmente entre os viajantes. Katy Hoogerwerf, consultora nutricional holística, que é diretora-geral da Good Trips, uma agência de viagens sediada nos Países Baixos especializada em viagens sustentáveis, diz que tem estado mais ocupada do que nunca ajudando os seus clientes a encontrar alimentos sustentáveis ​​nas suas viagens. “Há demanda por alimentos sustentáveis”, diz ela.

A Viator, uma plataforma de turismo, relata que o interesse em seus passeios gastronômicos sustentáveis ​​está aumentando. No topo da lista: um tour de chocolate sustentável em Zurique, na Suíça; um tour de agricultura urbana em Montreal, e um tour de vinho sustentável em Sonoma, na Califórnia.

Fale com especialistas em viagens e eles lhe dirão que as pessoas estão pedindo sustentabilidade, quer estejam em uma pousada ecológica no Equador, em um navio de cruzeiro na Antártida ou no meio da Floresta Amazônica. Mas o que significa sustentabilidade?

O que é alimentação sustentável em viagens?

Nas viagens, alimentação sustentável significa escolher opções que sejam boas para o meio ambiente e para as comunidades locais. Veja como saber se sua comida é sustentável:

  • Aprovisionamento ético

Os estabelecimentos que priorizam práticas trabalhistas justas e o bem-estar animal são considerados mais sustentáveis.

  • Práticas do campo à mesa

A comida vai direto da fazenda para o seu prato, evitando intermediários – e apoiando as empresas locais.

  • Ingredientes de origem local

Alimentos cultivados perto de você podem significar redução das emissões de carbono provenientes do transporte. Além disso, você está apoiando os agricultores locais.

  • Reduzindo desperdícios

Navios de cruzeiro, hotéis e restaurantes com políticas em vigor para minimizar o desperdício de alimentos e reciclar materiais, sempre que possível, são considerados mais sustentáveis.

  • Itens de menu sazonais

Comer frutas e vegetais cultivados localmente, e da estação, significa que você obterá os alimentos mais saborosos sem o impacto ambiental do transporte de produtos por longas distâncias.

“Se olharmos para toda a cadeia, ela envolve o agricultor local e o restaurante familiar local, que apoia a economia e o turismo locais”, explica Kuba Neuman, coach de viagens da Bohemian Adventure. “Esse tipo de alimento costuma ser muito fresco, pois não precisa ser transportado e armazenado por um longo período”.

Quais são alguns exemplos de práticas alimentares sustentáveis ​​em viagens?

Os programas de sustentabilidade estão por toda parte na indústria do turismo. Resorts como Aurora Anguilla começaram a oferecer alimentos sustentáveis ​​por meio de sua própria fazenda hidropônica. O Aurora, localizado em 150 hectares na ilha caribenha, possui seis restaurantes e salões. Utiliza ervas, frutas e vegetais cultivados no local. Também pode criar jantares especiais onde o turista desfruta de um céu estrelado, enquanto come a comida cultivada no resort.

As empresas de cruzeiros também buscam a sustentabilidade. Por exemplo, o novo Programa Global de Peixe Fresco, da Holland America Line, leva peixe fresco do pólo ao prato em 48 horas, em toda a sua frota. O programa enfatiza a rastreabilidade. No Alasca, a linha de cruzeiros recebeu até uma certificação RFM (Gestão de Pesca Responsável) pelos seus frutos do mar selvagens, sustentáveis ​​e rastreáveis. Este ano, o programa também trouxe o renomado chef Masaharu Morimoto para estrear seu primeiro restaurante independente no mar, o Morimoto by Sea, a bordo do Nieuw Amsterdam.

Um dos programas de sustentabilidade mais antigos no turismo é o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Criado em 2014, foi o primeiro deste gênero em Portugal. “Cresceu para incluir mais de 425 vinícolas e quase 50% de todas as terras vinícolas”, diz J.H. Simões, porta-voz da região do Alentejo, em Portugal. Especificamente, o programa ajudou as vinícolas a reduzir o consumo médio de água em 20%. Algumas vinícolas usavam até 14 litros de água para produzir 1 litro de vinho. No âmbito do programa, reduziram o consumo de água para apenas 6 litros.

Mas alguns locais estão indo além e ultrapassando os limites da sustentabilidade. Por exemplo, restaurantes como o Bloempot em Lille, na França, servem apenas produtos cultivados nas proximidades, o que significa que não há café no menu.

“Restaurantes inovadores como o Salt Budapest, que criou um prato biodegradável feito de cânhamo e micélio, estão promovendo a visão do que significa ser sustentável na cozinha”, afirma Michelle Arellano Martin, fundadora da plataforma de viagens sustentáveis ​​Travara.

Como posso encontrar opções de alimentação sustentável enquanto viajo?

Mas como as pessoas podem encontrar uma refeição sustentável quando estão viajando? Com tantos hotéis e restaurantes afirmando ser verdes, não é fácil. E não há como saber ao certo, a menos que acompanhe o chef ao mercado. Mas aqui estão algumas maneiras de encontrar uma refeição mais sustentável.

Pesquise opções de comida antes de sair

Antes de partir para a viagem, pesquise sobre restaurantes e mercados sustentáveis ​​na área que você visitará. Sites como HappyCow e Green Restaurant Association podem ajudá-lo a encontrar opções sustentáveis. Mesmo uma pesquisa rápida por “restaurantes sustentáveis ​​perto de mim” irá listar negócios que afirmam ser sustentáveis, diz Debbie Misajon, fundadora do The Coconut Traveller, um site especializado em viagens sustentáveis. “Você encontrará restaurantes que estão fazendo a sua parte”, acrescenta ela.

E como satisfazer os alternativos? Porque vegano é agro

Comer refeições à base de plantas é considerado por parte dos viajantes uma das escolhas mais sustentáveis. Quem é do desse grupo deve procurar restaurantes vegetarianos e veganos ou, caso não encontre, escolher nos demais restaurantes pratos feitos de vegetais. “O aumento de opções veganas e à base de plantas atende não apenas aos viajantes veganos, mas também a outros consumidores”, diz Bianca Joswiak, editora do Vegane-Hotels.de, uma plataforma que destaca hotéis com opções de alimentação vegana e outras.

Procure pelas certificações

Estabelecimentos que exibem rótulos como Certified Humane, Fair Trade, USDA Organic ou IBD podem ser um sinal de práticas sustentáveis. Assim, isso indica que o restaurante ou cafeteria seguem padrões específicos, garantindo uma refeição de origem ética.

Verifique o menu antes de conseguir uma mesa

Quando estiver planejando jantar fora, procure online menus que utilizem ingredientes locais e sazonais. Como já mencionado, estas opções são muitas vezes mais sustentáveis ​​porque requerem menos transporte e refrigeração.

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Você ouvirá mais sobre alimentos sustentáveis ​​em 2024

Provavelmente, você ouvirá mais sobre alimentos sustentáveis ​​este ano. Na verdade, a maioria dos inquiridos no estudo da Sodexo afirma que aspira a comer de uma forma mais sustentável em todos os locais de alimentação fora de casa que utilizam diariamente, incluindo restaurantes, escolas, universidades e refeitórios de empresas.

Além disso, a maioria dos entrevistados afirma já ter adotado hábitos alimentares sustentáveis: 71% afirmam que reduzem o desperdício, 63% comem produtos sazonais e 55% compram produtos locais sempre que podem.

Mas pode ser mais fácil falar do que adotar práticas sustentáveis. As pessoas são resistentes às mudanças, principalmente no que diz respeito à alimentação. Além disso, elas podem se recusar a pagar um prêmio pela comida ou jantar em um restaurante que não serve café.

“Saúde, sabor e prazer são fatores essenciais para tornar a sustentabilidade mais desejável”, diz Anna Notarianni, diretora de impacto da Sodexo. Para a empresa, duplicar a aposta na sustentabilidade significa impulsionar menus que reduzem as emissões de carbono.

A Sodexo está adquirindo mais ingredientes localmente, com ênfase especial na agricultura regenerativa. Tem também um plano ambicioso para reduzir as emissões de carbono em 90% até 2040 em toda a sua cadeia de valor.

A Sodexo é a parceira oficial de catering da Vila dos Atletas de Paris 2024, nos Jogos Olímpicos marcados para o período de 26 de julho a 11 de agosto. Assim, a empresa planeja duplicar a quantidade de vegetais nos pratos, o que estima que ajudará a reduzir pela metade a pegada de carbono das refeições. Além disso, 80% das refeições serão provenientes da França e 25% virão de um raio de 240 quilômetros dos locais. Pelo menos 30% de todos os produtos serão orgânicos.

Assim, com o aumento das opções sustentáveis, fazer escolhas ambientalmente responsáveis ​​está se tornando mais fácil para os consumidores. E este pode ser o ano em que a indústria de viagens finalmente embarcará definitivamente nessa onda.

Fonte: forbes