Você está visualizando atualmente SUS GRINGO: Evaristo Costa mostra como é hospital público na Europa
Inicialmente, Evaristo foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do NHS England, porém, na segunda, ele contou que foi transferido

SUS GRINGO: Evaristo Costa mostra como é hospital público na Europa

O jornalista foi hospitalizado na última sexta-feira (13) devido a complicações da doença de Crohn, que atinge o trato gastrointestinal

Ex-âncora da Globo, Evaristo Costa, de 47 anos, mostrou na segunda-feira (15) como é o hospital público que ele está internado no Reino Unido. O jornalista foi hospitalizado na última sexta-feira (13) devido a complicações da doença de Crohn, que atinge o trato gastrointestinal.

Inicialmente, Evaristo foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do NHS England, porém, na segunda, ele contou que foi transferido. Assim, na ocasião, o jornalista aproveitou para dar uma volta na unidade, respondeu perguntas de internautas e exibiu como é o hospital público no país.

“Estou sendo atendido em um hospital público, de graça, que pertence ao Serviço Nacional de Saúde. A sigla é NHS. Fica aqui em Cambridge. Aliás, é sede da escola de medicina da Universidade de Cambridge. Um dos maiores centros de ciência da saúde e pesquisa médica da Europa e é a maior referência do Reino Unido”, disse.

Aliás, Evaristo explicou que não tem plano de saúde, mas que o serviço público de lá não perde para grandes hospitais do Brasil. “Nem tudo é o mundo da Alice. Tem falhas? Têm. Eu, por exemplo, entrei pela emergência e estava lotada. Mas o atendimento que estou tendo aqui esses dias, posso elogiar seguramente”, pontuou.

Logo após passar por exames, ele caminhou pelo hospital e mostrou que lá possui um shopping pequeno, com lojas de perfumes, acessórios, roupas, supermercado, salão de beleza, restaurante, entre outras.

Perrengue

Mas, nem tudo foi tranquilo. Antes de ser transferido, Evaristo contou que passou por uma das madrugadas mais difíceis na unidade. “Se me perguntar como foi a minha noite, a madrugada, vou dizer que foi a mais difícil até hoje aqui no hospital. Nem remédio fez efeito, meu vizinho está bem agitado, ele gritou a noite toda, acordou por volta da 00h30, agora quase 7h, ele quer se levantar, ele quer sair, ele quer o telefone dele e não sabe onde ele tá. Eu acho que, na verdade, ninguém da sala conseguiu dormir”, afirmou.

“Mas a gente tem que ser paciente. Ele deve tá com dor, é um senhor com mais de 90 anos, demência. Tudo bem… não é a minha primeira noite em claro, eu vou dormir mais tarde…”, acrescentou.

Horas antes, o jornalista explicou que o paciente era novo no quarto. “Meu novo colega de quarto, chegou agora pouco. Ele não quer dormir, ele acha que está de manhã, mas são dez da noite [horário do Reino Unido]. Ele quer trocar de roupa, sair, ir para a rua, comprar chocolate e ir para o zoológico. Ela [enfermeira] repete mil vezes que ele tá no hospital e, quando ele não aceita a resposta, ele disse que não está entendendo”, contou.

Assim, ele completou: “É impressionante como as profissões têm a maior paciência […] É uma prova de resistência atrás da outra. BBB fica no chinelo.”

sus-gringo-evaristo-costa-mostra-como-e-hospital-publico-na-europa-02

Fonte: itatiaia